Na última semana, Carlos Villágran, o eterno Quico de Chaves, estrelou em um comercial contra imigração ilegal do México, estando a serviço do governo dos Estados Unidos. O ator de 79 anos retornou ao seu icônico papel e fez um apelo aos seus compatriotas para que não façam ações de travessia ilegal ao país vizinho.
Ao longo da última década, os Estados Unidos reforçou sua política de barrar a entrada de imigrantes mexicanos, especialmente sob a presidência de Donald Trump. Agora, Washington reforçou seus esforços com a inauguração da campanha com a estrela de Chaves.
“La chusma de los coyotes siempre te dejan tirado”. – Kiko#CruzaLegal – Utiliza #CBPOne pic.twitter.com/SYM0d9qBFb
— Embajada EU en Mex (@USEmbassyMEX) September 21, 2023
“Olá, amigos. Primeiro de tudo: Calem-se, calem-se, calem-se, vocês me deixam loucos! Tenho algo muito importante para dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos, porque seu pai, sua mãe, seu tio, seu cachorro, seu gato, seu periquito, todo mundo pode estar em perigo. O melhor é cruzar (a fronteira) de forma legal. Vamos lá. Se você fizer isso (cruzar de forma legal), aí sim vou gostar de você”.
Chaves: propaganda de Carlos Villagrán gera controvérsias
Em meio a um assunto bastante delicado, Carlos Villagrán tomou o lado dos Estados Unidos em meio ao debate. A ação do ator de Chaves gerou muitas controvérsias, principalmente pela “infantilização” do tema que envolve a morte e depreciação de milhões de mexicanos.
“Os acidentes e mortes devido às tentativas de chegar aos Estados Unidos não são brincadeira, muito menos para um vídeo da embaixada. Vergonhoso”, disse um dos usuários do X.
Los accidentes y muertes por el intento de llegar a Estados Unidos no es un chiste y menos si se trata de un video de la embajada 🇺🇸 🤦🏽♂️ Vergonzoso 🤢
— ZetaBoy (@ElZetaboy) September 22, 2023
“Tive que vir ver isso pessoalmente, porque achei que era fake. Maneira bastante infeliz de comunicar uma problemática tão dolorosa para as pessoas em contexto de mobilidade humana”, disse outra.
Tuve que venir a verlo directamente, porque pensé que era fake 😳 Desafortunada forma de comunicar una problemática tan dolorosa para las personas en contexto de movilidad humana.
— Laura Brugés (@LauraBruges) September 22, 2023