Neste sábado (14/06), a Rede Globo exibe na Sessão da Sábado o filme “Central do Brasil”, um clássico nacional estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. A produção foi amplamente aclamada pela crítica internacional e recebeu indicações aos principais prêmios, vencendo o BAFTA, o Globo de Ouro, National Board of Review e o Prêmio Satellite de Melhor Filme Estrangeiro. No mesmo período, também foi indicado ao Oscar, porém não levou para casa a estatueta.
No drama, vamos acompanhar a história de Dora, uma ex-professora amargurada com a vida e que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, em uma época que o índice educacional no Brasil era extremamente baixo. Assim, ela ouvia o que as pessoas queriam escrever e passava para o papel. Certo dia, ela é surpreendida por Josué, um menino de nove anos que era filho de uma de suas clientes que foi morta em um acidente de ônibus. Sozinho, ele tenta se aproximar de Dora, que faz de tudo para afastar o jovem, mas acaba se juntando a ele durante uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do Globoplay.
Mais informações de Central do Brasil
Lançado em 1998, o filme contou com a direção de Walter Salles e foi roteirizado por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein. Com um orçamento avaliado em US$2,2 milhões, o longa-metragem teve um bom desempenho de bilheteria e arrecadou cerca de US$ 22,462 milhões. A produção ainda segue sendo um destaque nacional e está atualmente na 68.ª posição entre os filmes estrangeiros de maiores bilheterias na América do Norte.
Na época, “Central do Brasil” também recebeu avaliações de críticas de vários portais internacionais, como Jami Bernard, do New York Daily News fez e disse: “Normalmente, o som [que se ouve] nos cinemas é de trituração de pipoca. Mas o som nos cinemas onde o filme foi exibido é de corações partidos.”