Amplamente conhecido por seu trabalho como produtor de filmes recordistas de Hollywood, além de ser amigo de longa data de James Cameron, Jon Landau faleceu no dia 5 de julho deste ano. Mas até o momento, a causa de sua morte ainda não havia sido revelada.
Embora houvessem suspeitas que Landau tivesse sido levado a óbito em decorrência de um câncer, tudo não passava de especulação até que, finalmente, seu filho Jamie Landau veio a público divulgar a causa da morte do pai, confirmando as suspeitas de todos.
Em entrevista ao portal The Hollywood Reporter, Jamie comentou que de fato, seu pai faleceu após uma batalha de 16 meses contra o câncer. Entretanto, ele não especificou qual era o tipo específico da doença, e possivelmente, esta informação ficará restrita à família.
Falecido aos 63 anos, Jon deixa sua esposa, Julie Landau, com quem foi casado por quase 40 anos, assim como seus dois filhos, Jamie e Jodie Landau e seus irmãos, Tina, Kathy e Les Landau. Atualmente, ele estava dedicado à sua parceria com Cameron para a produção dos futuros filmes da franquia Avatar.
Além de Titanic: a parceria de décadas de Landau e Cameron
Embora a dupla seja conhecida pela criação de sucessos como Avatar e Titanic, que inclui três dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, a parceria de Jon Landau e James Cameron teve início alguns anos antes do surgimento do famoso filme de romance estrelado por Leonardo DiCaprio.
Quando Landau era executivo de cinema da 20th Century Fox, em meados de 1994, ele supervisionou a comédia de ação de Cameron, True Lies, lançada naquele mesmo ano. Com isso, Cameron, que lhe pediu para ler o roteiro de um projeto intitulado “Planeta Gelo“, que posteriormente se tornaria Titanic.
Desde então, os dois trabalharam juntos em diversos projetos que, ao longo de 30 anos, revolucionaram a forma de se fazer cinema. Além disso, Landau conseguiu deixar sua marca, mesmo em um cargo menos conhecido pelo público, se envolvendo profundamente nas grandes produções que participou.