Em latim, a palavra “usucapio” significa “adquirir pelo uso”, ou seja, através do ato de utilizar um bem ou propriedade por um longo tempo, tecnicamente isso fornece o direito de posse à um indivíduo. E isso é extremamente comum envolvendo residências, embora existam uma série de requisitos complexos.
Porém, a reivindicação de um usucapião acabou gerando um episódio judicial para Iris Abravanel, a viúva de Silvio Santos. Isso porque um casal de bolivianos acabou acionando a empresária na Justiça para tomar posse de um imóvel que, segundo o processo, eles residem desde o ano de 1998.
Embora o imóvel esteja em nome de Iris, o casal destaca que o local estava em condições precárias, portanto eles fizeram reformas de conservação necessárias de habitabilidade, tais como pintura, troca de piso, entre outras manutenções pelo bem estar da estrutura.
Na ação, eles também deixaram claro que as obras são “de conhecimento de todos no bairro, e sem nenhuma oposição, seja por parte de supostos proprietários”. Além disso, o casal ainda informou que o imóvel serve tanto de moradia, quanto de polo comercial no ramo de costura.
Considerando as condições, o caso dos bolivianos pode se enquadrar na questão de usucapião ordinária, respaldado no artigo 1260 do Código Civil. Até o momento, a situação está em análise, e ainda não houve nenhuma nova atualização.
Iris Abravanel deixa mansão em que morou com Silvio Santos
Após a morte do lendário apresentador no dia 17 de agosto deste ano, Iris Abravanel decidiu deixar a gigantesca mansão no Morumbi, onde morou com Silvio Santos durante anos, para morar em uma casa menor em um condomínio de Alphaville, em Santana de Parnaíba, região metropolitana de São Paulo.
Antes da partida de Silvio, a casa já havia sido adquirida, em um endereço próximo a algumas das herdeiras da família Abravanel. Vale destacar que a vizinhança não é nada simplória, considerando que há imóveis avaliados em cerca de R$ 150 milhões no condomínio.
Além de viver perto da maioria de suas filhas com o empresário, Iris passaria a ficar mais próxima da sede do SBT, em Osasco. E segundo uma matéria da coluna Fábia Oliveira, no portal Metrópoles, ela já não via mais motivos para continuar em sua antiga residência.