Vários cartazes de filmes clássicos alcançaram altos valores em um leilão, o mais alto deles foi para o clássico alemão de 1927 Metrópolis, que é considerado o pôster de valor mais alto do mundo, junto com mais 8 cartazes o valor pago foi de US$ 1,2 milhões, lista inclui King Kong (1933) e Homem Invisível (1933).
O leilão aconteceu pois o antigo dono Kenneth Schachter foi a falência, ele havia pago US$ 690 mil somente pelo cartaz de Metrópolis.
Pôster raro de Metrópolis é o mais caro do mundo:
O pôster do clássico Metrópolis é com certeza se não o mais um dos mais caros atualmente, o filme eternizado pela revolução de efeitos visuais na década de 20 é até hoje aclamado pelos fãs.
Só esse cartaz já deve ter movimentado quantias próxima a dezena de milhões e tem uma representatividade gigantesca.
Sinopse “Metrópolis”: O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
Desse cartaz existem apenas quatro copias ainda, a ilustração é do alemão Heinz Schulz-Neudamm e uma das cópias está no museu de arte moderna de Nova York.
O homem que arrecadou esses cartazes foi Ralph DeLuca.