No dia 1º de janeiro, a Netflix adicionou em seu catálogo a série Caleidoscópio, que se diferencia de todo seu catálogo por uma peculiaridade: os episódios podem ser vistos em qualquer ordem, totalizando mais de 40 mil formas diferentes.
A empresa chegou a investir em algo parecido quando lançou Black Mirror: Bandersnatch. A diferença é que, enquanto neste o streaming oferece caminhos para que a sua escolha impacte diretamente o rumo da trama, Caleidoscópio se propõe a apresentar diferentes formas de ver uma trama que permanece igual.
A premissa não apresenta grandes novidades: um grupo de ladrões planeja o assalto a um banco. Para realizar essa missão de arrombar um cofre quase impenetrável e roubar US$ 7 bilhões, eles precisam passar despercebidos pelo time de segurança mais poderoso do país e do FBI.
Desta forma, a principal proposta da série é criar esta interação onde o público pode maratonar os capítulos em ordem aleatória, se desejar. “Ao assistir ‘Caleidoscópio’, toda a informação para conectar os pontos e entender o enredo estará lá”, informou o produtor-executivo e diretor Russell Fine em entrevista à Netflix.
Qual é a “ordem correta”?
A história se passa ao longo de 25 anos, cada episódio é focado em um personagem em um ponto diferente da linha do tempo. Não há bem uma ordem correta para se assistir, mas existe uma ordem cronológica segundo a ordem dos acontecimentos, que consiste em:
- Violeta – 24 anos antes do roubo
- Verde – 7 anos antes
- Amarelo – 6 semanas antes
- Laranja – 3 semanas antes
- Azul – 5 dias antes
- Branco – Dia do roubo
- Vermelho – 1 dia depois do roubo
- Pink – 6 meses depois do roubo
Em suas redes sociais, a própria Netflix ofereceu sugestões de como a série pode ser assistida, fornecendo diferentes perspectivas para que os espectadores possam experimentar:
A única recomendação da Netflix é que você mantenha “Branco” como o episódio final, pois trata-se de quando o tal assalto de fato ocorre. Porém, até esta recomendação pode ser dispensada, uma vez que ela não faz parte nem mesmo da ordem cronológica dos episódios.
A série é estrelada por Giancarlo Esposito como o mentor Leo Pap ao lado de Paz Vega, Rufus Sewell, Tati Gabrielle, Peter Mark Kendall, Rosaline Elbay, Jai Courtney e Niousha Noor.