Durante a passagem do Iron Maiden no último dia 21 de setembro em Anaheim, EUA, o vocalista Bruce Dickinson acabou se irritando com algumas pessoas que estavam fumando maconha próximo do palco. O vocalista deu sermão, sugerindo que quem quisesse “ficar doidão” fosse para os fundos do local onde a apresentação acontecia.
Durante um intervalo entre as músicas, quando geralmente conversa com o público, Dickinson reclamou bastante dos baseados ali consumidos. Ao anunciar a música Blood Brothers, quando costuma dizer que todos na plateia são como uma grande família, ele fez questão de apontar para um dos fumantes e dizer que “todos são família, menos aquele ali”.
Segundo as falas de Dickinson, o cheiro de maconha incomoda Steve Harris, o baixista da banda, que geralmente fica à frente do palco, e também o incomoda, como vocalista da banda, devido a fumaça, que o atrapalha na hora de cantar. “Tem tanta gente fumando tanta maconha aqui embaixo, estou impressionado que dê para enxergar” – declarou.
Um vídeo do momento foi registrado. Assista:
Lendas do rock vs. maconha
Bruce Dickinson não foi o único roqueiro a reclamar de maconha nos shows de sua banda. Em 2019, Roger Daltrey, vocalista do The Who, se irritou ao notar fãs fumando próximos ao palco.
Porém, Daltrey possui um motivo ainda mais crítico para sua reclamação: ele é alérgico à planta, e sua saúde pode ser gravemente prejudicada pela fumaça gerada.
Assim como o vocalista da Donzela de Ferro, ele pediu que os fumantes da planta fossem para um local mais reservado ou para os banheiros do local. Parece que os tempos onde os “baseados” circulavam livremente nos shows estão cada vez mais distantes.
Não há informações se o sermão de Bruce Dickinson funcionou, mas no dia seguinte o vocalista também se irritou com a atitude de um outro fã no mesmo local. Um admirador da banda invadiu o palco e tentou interagir com os integrantes do Iron Maiden.
Dickinson pediu através de gestos que ele se retirasse do palco, mas ao perceber que o fã não acatou sua orientação, o músico foi até ele e o empurrou para o backstage.
Recentemente, o Iron Maiden anunciou sua turnê “Future Past” para Junho e Julho de 2023. A excursão se concentra no álbum mais recente da banda, Senjutsu, mas também vai resgatar o icônico disco Somewhere In Time, de 1986. Neste ano, a banda concluirá a turnê “Legacy of the Beast”, com datas anunciadas até 27 de outubro.