Em 2017, o filme “Homens de Coragem” chegou aos cinemas para contar uma história baseada em um evento real, de quando um incêndio que ocorreu no Arizona, se tornou um dos momentos mais trágicos dos Estados Unidos.
Na trama, acompanhamos uma equipe de elite de bombeiros, chamados Granite Mountain Hotshots, quando são acionados para combater um incêndio de grandes proporções no Arizona. As coisas mudam de rumo quando o vento faz o incêndio alterar de direção e ocasionar a morte de 19 bombeiros, que faziam parte de uma equipe de 20 homens, quando ficaram presos nas chamas enquanto tentavam apagar o incêndio de Yarnell Hill, em 30 de junho de 2013.
Como está o único sobrevivente do incêndio que inspirou Homens de Coragem?
No filme, acompanhamos como Brendan McDonough deixou de ser um viciado em drogas para se dedicar como bombeiro, com intuito de mudar de vida e se aproximar da sua filha que havia acabado de nascer. Quando ele se tornou membro dos Granite Mountain Hotshots, teve a chance de dar a volta por cima, até que o incêndio ocorreu e ele precisou lidar com a perda do restante da equipe.
Brendan foi o único sobrevivente e, depois de ser salvo, teve crises de depressão profunda e sofreu com estresse pós-traumático. Graças a sua família, ele conseguiu se recuperar e a memória dos antigos colegas ajudou ele a seguir em frente. Hoje, Brendan McDonough continua morando em Prescott, Arizona, com suas filhas e sua mulher.
O incêndio em Yarnell Hill entrou para a história dos Estados Unidos por ter sido o mais letal para os bombeiros, desde o 11 de setembro de 2001, quando 342 homens e mulheres perderam a vida com a queda das duas torres de Nova York.