Dois meses antes do trágico último dia de John Lennon, um dos ícones dos Beatles, um encontro inusitado aconteceu na porta do prédio do cantor: Marco Antônio Mallagoli, músico e empresário, traçou um plano para que pudesse encontrar Lennon no dia do aniversário do ex-Beatle.
Mallagoli tinha como objetivo que, no dia 9 de outubro de 1980, ele passaria o aniversário de Lennon ao lado de seu ídolo. Mesmo sabendo que não seria fácil, e sendo desencorajado por amigos, que alegaram que o ex-Beatle odiava fãs, o empresário resolveu tentar assim mesmo.
O primeiro passo para que o plano pudesse ser executado foi encontrar um lugar para ficar em Nova York. E por sorte, Mallagolli conheceu Osni Omena, o primo de um amigo, que morava a um quarteirão do Dakota, o prédio em que Lennon e a mulher Yoko Ono moravam, que o deixou ficar no local.
Mallagoli chegou a Nova York por volta do dia 5 de outubro. Todos os dias, ele passava uma média de oito horas, das quatro da tarde à meia-noite, na frente do Dakota, aguardando uma oportunidade de encontrar Lennon.
O presente para John Lennon
Alguns dias antes do aniversário, o empresário havia entregue um LP no apartamento do músico, graças ao porteiro José Perdomo. O disco se tratava do clássico Os Reis do Iê-Iê-Iê (1965), a versão brasileira da trilha-sonora do filme A Hard Day’s Night (1964), com dedicatória para Lennon.
No dia do aniversário do músico, Mallagoli estava junto de uma pequena multidão na porta do prédio de Lennon. Pela janela, Sean, o filho de John, anunciou que havia uma surpresa na portaria. Acontece que o ex-beatle providenciou bolo e balões autografados para os fãs no local.
Mas para Mallagoli, não era o suficiente. Ele puxou conversa com o sujeito que trouxe os presentes, e descobriu que se tratava de Frederic Seaman, secretário particular de Lennon. O empresário contou que ele foi o responsável por enviar o disco, o que gerou uma resposta positiva.
“Ah, então, foi você?”, espantou-se. “John já ouviu umas três vezes. Há muito tempo ele não ouvia um disco dos Beatles…”, disse Seaman.
Mallagoli então criou coragem e perguntou se não poderia subir para conhecer o ídolo, o que foi prontamente negado. Mas não significava que a oportunidade de conhecer John Lennon havia sido perdida.
O encontro com John Lennon
No dia seguinte, o empresário encontrou uma limusine na porta do prédio, e imaginou que Lennon apareceria a qualquer momento, o que de fato ocorreu. Assim que o encontrou, Mallagoli se apresentou como o presidente do fã-clube Revolution, do Brasil. Lennon retribuiu, agradeceu o presente e os dois começaram a conversar.

Sem perder tempo, o empresário questionou o músico sobre shows no Brasil. Segundo Lennon, “nunca me convidaram”. Mallagoli então fez questão de ressaltar que o músico era mais do que bem vindo no país, e seguiu conversando sobre música, falando inclusive sobre álbuns novos como o Double Fantasy.
O músico também contou sobre o disco Milk and Honey, que seria lançado no começo de 1981, e levaria Lennon à uma nova turnê, em que foi lembrado por Mallagoli que deveria passar pelo Brasil.
Infelizmente, como se sabe, John Lennon foi brutalmente assassinado no dia 8 de dezembro de 1980, próximo ao prédio onde residia, pelas mãos de Mark Chapman, que atualmente se diz arrependido amargamente do que fez.