Conhecido pela irreverência e pela comédia involuntária causada por suas histórias mirabolantes, Maicon Alexandre da Silva Santos, mais conhecido como Mike Baguncinha, ou ainda Mike da SWAT, se tornando um meme tão conhecido a ponto de virar uma figura folclórica da internet brasileira.
Apesar de ser lembrado por situações cômicas, a realidade de Mike é bem diferente da apresentada em seu surgimento na internet. Há alguns anos atrás, ele deixou de lado seu personagem militar para expor a realidade de sua vida. Assista ao vídeo:
O vídeo, publicado em meados de 2020, apresenta a dura realidade de Mike, na casa em que ele dividia com a mãe e o irmão. Na ocasião, o vídeo divulgava uma Vakinha com propósito de arrecadar uma ajuda para Mike e sua família.
Mike conta que, diferente de como ficou conhecido, trabalhava em uma rede de supermercados em Contagem, MG, e acabou sendo demitido. Com isso, as despesas da casa acabaram ficando por conta de sua mãe, que trabalhava vendendo produtos de limpeza.
A arrecadação parece não ter chegado ao objetivo. Porém, após certo tempo, Mike parece ter conseguido se estabilizar novamente, conseguindo emprego como segurança de artistas. Até o momento, Mike trabalhou na equipe do rapper Hungria e da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano.
Além disso, a notoriedade recebida o fez não só participar de diversos podcasts, como também receber ajuda de alguns criadores de conteúdo famosos, como o tiktoker Gustavo Tubarão, que explicou um pouco mais sobre a situação de Mike e se propôs a ajudar.
Quem é Mike Baguncinha?
A primeira aparição de Mike aconteceu por volta de 2018, com um vídeo em que ele narra suas experiências com a SWAT, um grupo especial da polícia dos EUA, alegando ter sido afastado por motivos de uma “baguncinha”, criando assim um de seus bordões.
O meme se tornou um sucesso absoluto, popularizando Mike por toda a internet. Apesar de ainda haver muita desconfiança com suas histórias, os internautas abraçaram Mike, o transformando em uma figura conhecida em todas as redes.
Não se sabe ao certo se Mike possui alguma deficiência intelectual, mas todos as pessoas que tiveram contato com ele, alegam que Mike acredita com convicção em suas histórias e é uma pessoa de bom coração.
O problema do Brasil é esse: ao invés de procurar e se espelhar em pessoas com intelecto e inteligência, ficam procurando e endeusando idiotas e imbecis.