Criada em 1999, a série animada “Bob Esponja” estreou no canal Nickelodeon e se tornou um fenômeno com o público infanto-juvenil e é um dos desenhos mais vistos desde então. A série foi desenvolvida pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, que criou o personagem principal e seus amigos coadjuvantes na fictícia cidade subaquática Fenda do Biquíni.
Conforme a popularidade da animação aumentava, a franquia gerou um lucro estimado em US$ 13 bilhões em receita de merchandising para a Nickelodeon em 2019. Ao todo, foram desenvolvidas 14 temporadas, nas quais todas estão disponíveis na plataforma do Paramount+. No entanto, vale lembrar que é possível encontrar as três primeiras na Netflix.
Mais informações da franquia Bob Esponja
Após o sucesso na televisão, os produtores decidiram investir nos personagens e expandir a história para os cinemas. O primeiro filme estreou em 2004, com “Bob Esponja – O Filme” e, em 2015, foi a vez de “Bob Esponja: Um Herói Fora D’Água” que foi em formato live-action. Com a boa recepção, foi lançado em 2020 “Bob Esponja: O Incrível Resgate”, além dos spin-off como “Kamp Koral – Bob Esponja, Primeiros Anos!”, “O Show do Patrick Estrela” e “A Missão de Sandy Bochechas”.
Para chegar a esse patamar nos cinemas, a franquia animada na televisão acumulou um nível alto de audiência e foi nomeada em uma variedade de diferentes prêmios. Foi indicada 17 vezes ao Annie Award e nos Golden Reel Awards, no qual venceu seis e oito vitórias, respectivamente. Além disso, foi indicado para 15 nomeações nos Emmy Awards (com uma vitória), treze indicações nos Kids Choice Awards (perdendo apenas uma condecoração) e quatro nomeações nos BAFTA Children (com duas vitórias).