Considerado um dos maiores compositores de todos os tempos, Bob Dylan segue na ativa. O músico atingiu grande sucesso na década de 60 com músicas como Blowin’ in the Wind, The Times They Are a-Changing, Don’t Think Twice It’s Alright e muitas outras.
Aos 81 anos, sua carreira já teve de tudo um pouco. Martin Scorsese dirigiu dois filmes sobre suas performances, enquanto o próprio Bob Dylan foi diretor de cinema e artista visual em determinados pontos de sua trajetória.
Em 2008, o Comitê do Prêmio Pulitzer concedeu ao música uma citação por seu “profundo impacto na música popular e cultura americana, marcada por suas composições líricas de poder poético extraordinário. Em 2016, Dylan tornou-se o primeiro músico a receber o Prêmio Nobel de Literatura por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição de músicas americanas.”
Bob Dylan ainda está em turnê?
No dia 7 de junho de 1988, Bob Dylan iniciou a The Never Ending Tour (Turnê Sem Fim, em tradução livre). Desde então, o artista tem feito cerca de 100 shows por ano. Em abril de 2019, Dylan e sua banda haviam realizado mais de três mil shows. A formação conta com Tony Garnier no baixo, Charley Drayton na bateria e Donnie Herron em múltiplos instrumentos.
Dylan lançou um álbum em 2020, intitulado Rough and Rowdy Ways, sendo seguido por uma turnê mundial de mesmo nome. Atualmente, o músico se prepara para uma sequência de shows na Ásia, começando por Osaka no dia 6 de abril.
Bob Dylan ficou conhecido por sua imprevisibilidade nos palcos. Devido à extensão de sua discografia, os fãs nunca sabem qual música será tocado, muito menos de que forma. O músico costuma alterar os arranjos de suas músicas, assim como seus vocais.
A Rough and Rowdy World Wide Tour tem datas europeias confirmadas até julho de 2023. Porém, o circuito terá novas datas adicionadas e Bob Dylan encerra com a turnê apenas em 2024.