Neste mês de julho, as salas dos cinemas ficaram movimentadas, com a estreia de “Barbie” e “Oppenheimer” na semana passada. Contudo, o mês ainda não acabou e na quinta-feira (27), mais uma produção chega nas telonas brasileiras.
O filme da vez é “Blue Jean”, um drama onde vamos acompanhar a protagonista ser uma mulher lésbica em um mundo extremamente conservador. A obra foi escrita e dirigida por Georgia Oakley, que trouxe a história de Jean (Rosy McEwen), uma professora de educação física, no Reino Unido em 1988.
Durante o governo da primeira-ministra de direita Margaret Tatcher, foi instaurado o decreto “Cláusula 28”, lei que proíbe a “promoção da homossexualidade” nas escolas. Por ser uma professora lésbica, Jean terá que manter sua vida pessoal e seu relacionamento com Viv (Kerrie Hayes) em segredo, para não perder o emprego.
Contudo, uma nova aluna ingressa no colégio e a presença de Lois (Lucy Halliday) fará com que sua vida privada corra risco, pois ambas frequentam os mesmos espaços.
Mais informações de Blue Jean
Para criar um clima melancólico sobre a história, foi escolhido uma paleta de cores em boa parte da produção, com o uso do azul como cor predominante. Além disso, na língua inglesa, a expressão “sentir-se azul” significa estar triste ou depressivo, compondo ainda mais a narrativa solitária, focando principalmente na vida oprimida da protagonista.
Inclusive, um dos principais destaques da trama é a atuação de Rosy McEwen no papel principal, fazendo com que seja quase impossível não sentir empatia pela situação que Jean passa.