Black Flag: histórica banda punk vai rodar quase 10 mil km em logística bizarra
Em outubro deste ano, a lenda do hardcore punk norte-americano Black Flag fará uma turnê pela América Latina com 10 datas no total, sendo 5 delas realizadas em solo nacional. A turnê celebra o segundo disco da banda, My War, lançado em 1984 (que será tocado na íntegra), e mais clássicos da discografia.
A realização é da Venus Concerts, empresa especializada em turnês, shows e gerenciamento de artistas. Porém, algo que chamou atenção do público foi a logística entre algumas datas. Na última data, antes de vir ao Brasil, a banda fará uma apresentação em Buenos Aires, na Argentina, no dia 19 de outubro.
Deste modo, o que chamou atenção dos fãs é a distância do local do próximo show, que será realizado no evento Maranhão Open Air, em São Luís, no dia 22 de outubro. Isso porque a distância entre um show e outro compreende pelo menos 2 dias de viagem de estrada, com praticamente 4 mil km.
Além disso, o show seguinte será realizado em Porto Alegre no dia 24, totalizando mais 4 mil km e mais 2 dias de viagem de estrada, totalizando quase 10 mil km rodados entre as datas. De qualquer modo, esta foi a informação oficial divulgada pela banda e produtora, e não foram comunicadas alterações.
A turnê, que contará com 10 shows, passará pelos seguintes países e cidades:
- 12 de outubro – Monterrey, México @ Cafe Iguana
- 13 de outubro – Guadalajara, México @ Foro Independencia
- 14 de outubro – Cidade do México, México @ HDX Circus Bar
- 15 de outubro – San Jose, Costa Rica @ Pepper’s Club
- 19 de outubro – Buenos Aires, Argentina @ Teatro Vorterix
- 22 de outubro – São Luís, Maranhão @ Maranhão Open Air
- 24 de outubro – Porto Alegre, Rio Grande do Sul @ Bar Opinião
- 26 de outubro – Curitiba, Paraná @Tork N’ Roll
- 27 de outubro – São Paulo, São Paulo @ Carioca Club
- 29 de outubro – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro @ Sacadura 154
As apresentações contarão com pelo menos duas horas de show, em que a banda apresentará o setlist anunciado. Veja o cartaz oficial abaixo:
Mais sobre a banda Black Flag
Fundada em 1976 pelo guitarrista Greg Ginn, o Black Flag surgiu na cena californiana com seu hardcore punk veloz e arrebatador, que serviu de influência para um incontável número de bandas que surgiram a partir da década de 1980 até os dias atuais.
No meio do caminho dos anos 1980, o som da banda evoluiu, assim como sua notoriedade. Começou a ganhar influências de heavy metal, jazz e clássica, especialmente na evolução do guitarrista Greg Ginn. Com isso, o Black Flag construiu uma discografia mais variada do que outras bandas da cena punk.
O álbum My War, lançado em 1984, é bastante marcado por essas influências de heavy metal, trazendo um som lento e pesado, com notas muito distorcidas e fortes. Isso inclusive serviu como inspiração para a criação do grunge, berço de bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden.
Para esta tour no sul-americana via Venus Concerts, a formação é constituída por Greg Ginn (membro fundador) na guitarra, Mike Vallely no vocal, Harley Duggan no baixo e Charles Wiley na bateria.