Em 2023, o filme “Barbie” foi um fenômeno mundial, e por sua proposta inovadora de trazer o outro lado do universo da boneca da Mattel, há muitas expectativas de prêmios, principalmente com o Globo de Ouro 2024 prestes a acontecer, no qual irá concorrer a várias categorias. Entre elas, o filme está concorrendo pela trilha sonora, comandada por Billie Eilish e Finneas O’Connell, com “What Was I Made For”, que foi um dos grandes destaques da produção.
Além do Globo de Ouro, a música também recebeu cinco indicações ao Grammy, incluindo disco e música do ano. Na última quinta-feira (4), Eilish participou do Palm Springs Film Awards, na qual foi premiada, e aproveitou o momento para falar um pouco sobre como o processo de escrever a canção:
“Eu realmente gostaria de dizer que este prêmio e qualquer reconhecimento que essa música receba, só quero dedicar a qualquer pessoa que vive a desesperança, o sentimento de pavor existencial e o sentimento de, qual é o sentido, por que estou aqui e por que estou Fazendo isso?”
Mais detalhes do processo criativo de Billie Eilish
Na época que ela e Finneas O’Connell foram chamados para compor a música para o filme, Eilish lembrou que estava em um episódio sombrio e as coisas não faziam sentido na vida. “Eu simplesmente não entendi qual era o objetivo e por que você continuaria. [Eu estava] questionando tudo no mundo.”
Após isso, ela e o irmão participaram de uma sessão de 35 minutos que Gerwig havia compilado e foi entendendo a proposta do filme: “Basicamente, eu estava apenas observando a Barbie dizer e sentir coisas com as quais eu realmente ressoava e das quais me sentia tão próximo. Eu me senti tão vista e não esperava por isso.”
Ainda no palco, Eilish explicou que com essas informações e a vontade de escrever uma música que passasse uma mensagem, nasceu “What Was I Made For”: “Só quero dizer a qualquer pessoa que se sinta assim: seja paciente consigo mesmo e saiba que, eu acho, vale a pena tudo”. Ainda na ocasião, disse “é bom estar viva agora”.