Beyoncé: por que os fãs da cantora acham que o Ato III será um álbum de rock?
No último domingo (11), durante o intervalo do Super Bowl, Beyoncé anunciou seu próximo disco, o “Renaissance Ato II”, e já lançou dois singles indicando que a direção do álbum será country. A notícia surpreendeu muita gente… mas não os fãs atentos da cantora, que já vinham cantando a pedra desde que ela apareceu de chapéu de cowboy no Grammy 2024. E eles já estão teorizando que o terceiro “Renaissance” vai ser em uma pegada rock ‘n’ roll.
Entenda a teoria dos fãs sobre a trilogia de álbuns da Beyoncé
Segundo a teoria, a trilogia “Renaissance” vai homenagear diferentes gêneros musicais dos EUA que tiveram suas origens na música negra, algo que foi “esquecido” com o passar dos anos. O primeiro álbum, lançado em 2022, é do gênero house, estilo de música pop/eletrônica que surgiu nas comunidades negras, latinas e, principalmente, LGBTQIAP+, nos EUA.
O segundo, que estreia no dia 29 de março, será um álbum country, outro gênero musical que é dominado por artistas brancos, mas que foi extremamente influenciado por tradições afro-americanas e africanas. O banjo, por exemplo, um dos instrumentos mais característicos do country, é um descendente dos alaúdes da África Ocidental que foram levados aos EUA por pessoas escravizadas, segundo matéria da TIME.
Por isso, a teoria dos fãs é que “Renaissance Ato III” vai homenagear o rock ‘n’ roll, outro gênero que surgiu nas comunidades negras dos EUA, principalmente com o artista Chuck Berry, considerado o “mais próximo que se pode chamar de ‘o inventor do rock ‘n’ roll'”. Porém, até hoje, o nome mais lembrado do gênero é um artista branco: Elvis Presley.
Caso essa teoria se prove real, essa não será nem a primeira vez que Beyoncé se aventura no rock. Apesar de normalmente cantar pop e R&B, a Queen B mostrou seu potencial de roqueira em “Don’t Hurt Yourself”, do álbum “Lemonade” (2016).
Fonte: Elite Daily, TIME e Billboard.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.