A frase “let it rip” pode se tornar algo comum de se ouvir durante as Olimpíadas. Isso porque o brinquedo Beyblade, criado pela empresa japonesa Takara Co., pode fazer um grande retorno em breve, e considerando sua relevância, isso pode não ser impossível.
Surgido originalmente em 1999, o brinquedo, também conhecido como bakuten shoot beyblade, se trata de um pião personalizado, que quando disparado por um lançador especial, deve derrubar outros piões e permanecer de pé em arenas customizadas para esta prática.
Beyblade virou um verdadeiro fenômeno no mesmo ano, com o lançamento de sua versão em mangá escrita por Takao Aoki, que posteriormente se tornou um anime de sucesso internacional, transformando o famoso brinquedo em uma febre em todo o mundo.
Embora a animação abrace o lado mais fantasioso, com os piões sendo capazes de feitos surreais, ainda assim o brinquedo passou a ser levado a sério na vida real, ganhando torneios disputados por fãs de todas as idades, que contam com a participação de fãs tal qual competições Olímpicas.
Com isso, executivos do mundo dos esportes estão considerando a possibilidade de incluir Beyblade como uma modalidade nas Olimpíadas. E apesar da ideia ainda estar em discussão, a retomada dos torneios presenciais podem influenciar positivamente a ideia.
Mais sobre Beyblade: como assistir ao anime?
Embora o anime original de Beyblade tenha surgido no início da década de 2000, com o tempo ele se tornou uma franquia com diversas sagas e spin-offs diferentes. E para se aprofundar na história deste universo, esta é a ordem cronológica para assistir à todas as produções (via Tecmundo):
Saga clássica
- Beyblade — 2001
- Beyblade: V-Force — 2002
- Beyblade: G-Revolution — 2003
Saga Metal Fusion
- Beyblade: Metal Fusion — 2009
- Beyblade: Metal Masters — 2010
- Beyblade: Metal Fury — 2011
- Beyblade: Shogun Steel — 2012
Saga Beyblade Burst
- Beyblade Burst — 2016
- Beyblade Burst Evolution — 2017
- Beyblade Burst Turbo — 2018
- Beyblade Burst Rise — 2019
- Beyblade Burst Surge — 2020
- Beyblade Burst QuadDrive — 2021
Saga BeyWheelz/BeyWarriors (spin-off)
- BeyWheelz — 2012
- BeyWarriors: BeyRaiderz — 2014
- BeyWarriors: Cyborg — 2015
As 3 produções da franquia central podem ser encontradas no catálogo do Prime Video, embora a série original também esteja disponível gratuitamente no YouTube, inclusive com dublagem em português. Já o spin-off não está disponível para streaming no Brasil, mas sua trama não afeta a série principal.