Um dos longas mais aclamados de 2020 é Bela Vingança, filme de estreia da cineasta Emerald Fennell. A obra chegou aos cinemas em dezembro daquele ano e levou o Oscar de Melhor Roteiro Original, enquanto recebeu indicações para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Edição. Agora, o longa está disponível na Netflix e é um sucesso absoluto, estando presente no Top 10 da plataforma desde sua chegada.
Na trama de Bela Vingança, acompanhamos Cassie Thomas, uma ex-aluna de Medicina que largou a faculdade para retornar à casa dos pais e trabalhar em um café. A protagonista é assombrada pelo suicídio de sua melhor amiga, consequência de um estupro sofrido por ela e impune perante à justiça.
Dessa forma, Cassie passa suas noites fingindo estar bêbada em bares e destrói a vida dos homens que buscam se aproveitar de sua suposta situação frágil. No entanto, sua vida muda quando ela reencontra Ryan, um antigo colega da faculdade.
Bela Vingança: entenda o final do filme
Após descobrir que Al Monroe, o estuprador de sua melhor amiga Nina, está prestes a se casar, Cassie parte em busca de evidências da violência sexual. Assim, ela consegue um vídeo e percebe que Ryan estava assistindo ao ato. Ela confronta seu namorado e descobre o local da despedida de solteiro de Al, chegando ao local como uma stripper.
Cassie droga todos os presentes e leva o noivo para o quarto de cima da cabana onde a festa está acontecendo. Ela o prende na cama e começa a esculpir o nome de Nina no peito de Al. No entanto, o homem consegue se libertar e sufoca Cassie com um travesseiro, a matando no local. O noivo queima o corpo da protagonista com a ajuda de um amigo e segue sua vida normalmente.
Os pais de Cassie realizam uma denúncia após seu desaparecimento, e Ryan não sabe o que aconteceu. O advogado que venceu o caso contra Nina, Jordan Green, recebe o celular com o vídeo do estupro e instruções de como prosseguir. Na manhã do casamento de Al Monroe, Ryan recebe diversas mensagens agendadas de Cassie. A polícia encontra os restos da protagonista, e Monroe é preso em meio ao seu casamento pelo assassinato de Cassie e estupro de Nina.
Bela Vingança: diretora defende final controverso
À época do lançamento de Bela Vingança, Emerald Fennell, diretora do longa, defendeu seu final. Em uma entrevista para o Collider, a cineasta explicou que não havia muitas conclusões possíveis e lógicas dentro da trama.
“Eu acho que houve, para mim certamente, o outro final seria Cassie assassinar todo mundo e depois ir para a cadeia pelo resto da vida e viver com aquele horror. Não houve final feliz para este filme. Tudo o que existe é alguém que precisa mostrar às pessoas, fazer justiça. E ela faz isso, mas a um preço muito, muito alto. Eu não acreditava que uma mulher do tamanho de Cassie seria capaz de dominar fisicamente um homem muito forte. Todas essas coisas. E foi importante que interrogasse o mito da jornada de vingança.”