Nascido em Nova Orleans em 17 de novembro de 1954, Jonathan “Sugarfoot” Moffett é um baterista, compositor e produtor estadunidense conhecido por sua colaboração com a família Jackson desde 1979. Em especial, Moffett trabalhou ao lado de Michael Jackson ao longo de 30 anos.
Ganhando o apelido de “Sugarfoot” por sua fenomenal técnica de tocar bumbo, Moffett participou da percussão de grandes nomes da música, não só na carreira de Michael, e até hoje é reverenciado por sua habilidade impecável na bateria.
Em seu canal oficial do YouTube, Moffett publica vídeos tocando diversas músicas, entre elas, verdadeiros clássicos, aplicando suas técnicas, onde acrescenta bastante swing nas faixas, criando assim versões únicas. E uma das versões mais recentes que impressionaram o público envolvem dois hinos do Led Zeppelin.
No vídeo em questão, Moffett apresentou uma versão mais intensa de “Kashmir”, do álbum Physical Graffiti, de 1975, e deu sequência com “Whole Lotta Love”, do álbum Led Zeppelin II, de 1969. A performance arrancou diversos elogios.
“O homem é uma bateria eletrônica. Precisão em cada movimento e batida”, diz um dos comentários no vídeo. “É uma homenagem muito criativa, não convencional e justa ao Led Zep, e você conseguiu trazer seu próprio estilo perfeitamente”, elogiou outro internauta.
Jonathan Moffett: o baterista das estrelas
Além de ter tocado com Michael e a família Jackson em si, Jonathan conquistou, com seu talento, um currículo estrelado. Isso porque ele já integrou bandas de músicos renomados, como Madonna, George Michael, Elton John, Stevie Wonder, entre outros.
Segundo ele, suas maiores influências incluem músicos como Buddy Rich, Louis Bellson, Tony Williams, Billy Cobham, James Brown e Stevie Wonder.
Após a morte de Michael, Moffett tocou bateria ao redor do mundo com a Michael Jackson: The Immortal World Tour do Cirque du Soleil por três anos, além de seguir tocando com outros artistas.
Apesar do conhecimento, o artista não possui muitas produções autorais, sendo a mais conhecida um álbum natalino, lançado em 2009, chamado de Christmas Again, além de alguns singles disponíveis em seu canal.