De acordo com as primeiras histórias de Pantera Negra nos quadrinhos, criada em 1966, Wakanda existe há milhares de anos. Com isso, existiram outros Panteras Negras, sendo eles o caso de Bashenga. O questionamento de outros reis, vem devido ao novo lançamento do do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), de “Pantera Negra: Wankanda para Sempre”, que já lidera as bilheterias mundiais.
Antes de T’Challa reinar, cerca de 2,5 milhões de anos atrás, um meteorito composto de Vibranium atingiu Wankanda, o que criou uma mutação gênica, atingindo o guerreiro-shaman que morava no local.
Ele então, teve uma visão da deusa pantera Bast, que o fez ingerir uma erva em formato de coração, tornando Bashenga com poderes, além de unir a África. Com isso, se tornou o primeiro rei e também o primeiro Pantera Negra.
Outros reis de Wakanda
Além de Bashenga, também reinou Azzuri, conhecido como rei moderno de Wakanda. Era pai de T’Chaka e N’Jobu, no qual deixou dois anéis de prata de Vibranium, que passou para as futuras gerações. Estes anéis foram essenciais para identificar N’Jadaka como filho de N’Jobu, que era desconhecido no país.
Em seguida vem T’Chaka que toma posse, e após de aposentar, passa o manto de Pantera Negra para o filho mais velho T’Challa. Atualmente, se tornou o Pantera Negra mais conhecido, que foi interpretado por Chadwick Boseman, T’Challa se tornou o rei mais querido pelo povo de Wakanda, mas precisou lidar com problemas, como conflitos com os líderes da tribo Jabari, M’Baku e N’Jabaka, o primo perdido, mais conhecido como Killmonger.
N’Jadaka vence T’Challa em um duelo e reina por pouco tempo Wakanda, que achava que os segredos da nação deveriam ser expostos, além de oferecer as riquezas e tecnologia para outras pessoas. Com isso, T’Challa retoma o trono.
Chegando a história do segundo filme, em “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, Shuri se torna a primeira mulher a comandar Wakanda. Irmã de T’Challa, Shuri é responsável por proteger os bens da nação e adquire os poderes também através das ervas mágicas de Vibranium.