Desde o anúncio de ambos os filmes, Oppenheimer, a cinebiografia do pai da bomba atômica dirigida por Christopher Nolan e Barbie, uma adaptação diferente da famosa boneca dirigida por Greta Gerwig, causaram um grande rebuliço na internet.
Com data de estreia marcada para o mesmo dia, 20 de julho, os filmes geraram diversos memes em diversos sites e redes sociais, além de alimentarem a ideia de uma suposta “rivalidade” entre os projetos.
Porém, segundo projeções, o longa da boneca deve sair na frente com uma estreia maior, nos EUA. Um levantamento realizado pelo portal The Hollywood Reporter aponta que Barbie deve estrear com um fim de semana de US$ 70 a 80 milhões quando entrar em cartaz.
Já Oppenheimer deve estrear com uma largada entre US$ 40 a 50 milhões. A grande razão apontada para a diferença entre esses valores é a natureza quase oposta dos projetos. O filme de Gerwig pode ser uma experiência para toda a família, tendo em vista o tema e a popularidade da boneca.
Oppenheimer, por outro lado, é uma cinebiografia para maiores com três horas de duração e que explora um tema mais sombrio, que pode ser um projeto destinado à um público mais adulto. De qualquer modo, a Universal Pictures acredita que o filme terá uma grande arrecadação a longo prazo.
Barbie vs. Oppenheimer: detalhes sobre os filmes
Barbie de Greta Gerwig é bem diferente de outras produções envolvendo a boneca. Na trama, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade depois de ser expulsa de Barbieland, após ser considerada “imperfeita” para continuar lá.
Com isso, o filme utiliza a boneca como uma ferramenta para crítica, mesmo em um roteiro para toda a família. O longa é protagonizado por Margot Robbie no papel da personagem título e Ryan Gosling como Ken, acompanhados por nomes como Michael Cera, Emma Mackey, Will Ferrell e Dua Lipa.
Seguindo um caminho mais obscuro que seu concorrente, Oppenheimer conta a história do físico J. Robert Oppenheimer, enquanto ele trabalhava com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da bomba atômica.
Cillian Murphy dá vida ao brilhante físico, e é acompanhado por nomes como Robert Downey Jr., Florence Pugh, Jack Quaid, Matt Damon e Emily Blunt, entre outros.
Ambos os filmes chegam aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho.