“Barbie” teve que ser editado para evitar ser banido
A mais nova produção da boneca Barbie precisou ser editada para evitar que fosse banida dos cinemas. A trama estrelada por Margot Robbie (Eu, Tonya) e Ryan Gosling (La La Land) conta a história da famosa boneca da Mattel, que, após sair da Barbielândia, foi enfrentar os desafios de viver no mundo real.
A mudança em parte do filme foi necessária para evitar o banimento do filme nas Filipinas, onde teve que ser censurada uma cena após controvérsia. Dentro do longa-metragem em live-action, algumas partes do enredo foram questionadas pelos países asiáticos, que têm uma maior restrição.
O Vietnã, por exemplo, foi um dos países que decidiu banir o filme devido ao fato de uma cena que mostra um mapa do Mar do Sul da China com a “linha de nove traços”, que foi contestada pelo governo do país. Esta marcação mostra uma controvérsia, pois representa uma reivindicação dos territórios da área pela China. A apresentação da cena nas Filipinas foi resolvida pelo Comitê de Revisão, que pediu à Warner Bros. para borrar o mapa, por precaução.
Relatório do Conselho de Revisão das Filipinas
O portal norte-americano Variety publicou um relatório do Conselho de Revisão e Classificação de Filmes e Televisão das Filipinas, que analisou o filme e abordou o tema em referência às descobertas. Leia abaixo:
“Considerando o conceito pelo qual o mapa ilustrado da personagem ‘Barbie Estranha’ foi retratado no filme, o Comitê de Revisão está convencido de que a cena controversa não retrata a ‘linha de nove traços. Em vez disso, o mapa retratava a rota da jornada de faz-de-conta da protagonista da Terra da Barbie para o ‘mundo real’ como parte integrante da história. O Conselho acredita que, considerando todos os aspectos, não há base para proibir o filme Barbie, pois não há nenhuma representação direta da linha de nove traços no tema do filme”.