Apesar de ser um dos filmes mais aguardados do ano, o novo filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig, vem enfrentando diversas dificuldades ao redor do mundo. Após ter sido vetado no Vietnã, desta vez, o filme lidou com uma situação delicada nas Filipinas.
A situação se deu praticamente pelo mesmo problema que levou ao banimento no Vietnã, levando a a Warner Bros. à aceitar uma condição do governo filipino para que a exibição pudesse ser liberado no território.
A condição tem a ver com um mapa da Ásia que aparece em determinada cena do longa. Para que o filme possa ser exibido nos cinemas locais, o governo das Filipinas exigiu que o mapa fosse borrado, pois ele retrata uma divisão imposta pela China, chamada “linha das noves raias”.
Essa divisão afirma que grande parte do mar da China meridional pertence ao país. Outros países não concordam com a demarcação e, inclusive, a China chegou a ser um tópico do Tribunal de Haia, que manifestou que o país não tem base legal para essa demarcação territorial.
Segundo uma matéria da revista Times, a Warner aceitou “censurar” a imagem, uma vez que se trata apenas de um detalhe que não possui nenhum impacto importante para a história.
Mais sobre Barbie: sinopse, elenco e trailer
Apesar de todas as dificuldades que o filme vem passado, Barbie, que está marcado para chegar este mês aos cinemas (exceto nos Emirados Árabes Unidos), trará uma nova abordagem para a história da famosa boneca da Mattel que dá nome ao filme.
Na trama, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade depois de ser expulsa de Barbieland, após ser considerada “imperfeita” para continuar lá. Com isso, o filme utiliza a boneca como uma ferramenta para crítica, mesmo em um roteiro para toda a família.
O longa é protagonizado por Margot Robbie no papel da personagem título e Ryan Gosling como Ken, acompanhados por nomes como Michael Cera, Emma Mackey, Simu Liu, Will Ferrell e Dua Lipa.
Barbie chega aos cinemas nacionais junto de Oppenheimer, no dia 20 de julho. Apesar de ter enfrentado problemas com a exibição de seu trailer no Brasil, ele continua disponível no YouTube. Assista: