Barbie: novo filme é para crianças?
Barbie será um dos principais lançamentos da semana nas salas de cinema em todo o Brasil, com muitos horários já definidos pelas empresas. A trama envolve uma história que gira em torno da boneca mais famosa do mundo, na versão live-action. Será que o novo filme pode ser assistido por crianças?
A classificação indicativa do longa-metragem já foi definida no Brasil pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça. O órgão federal é o responsável por atribuir a classificação indicativa a obras audiovisuais, sejam elas televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos e jogos de interpretação – RPG.
O live-action da Barbie foi definido com a restrição para ser assistida por cidadãos maiores de 12 anos de idade. Essa classificação etária foi definida com a motivação de que a produção cinematográfica possui cenas de linguagem imprópria, temas sensíveis e violência.
Classificação indicativa poderia ter sido maior?
A restrição de idade escolhida pelo filme poderia ter sido maior do que a escolhida pelos órgãos federais. O fato tinha como acontecer devido a uma sensualização que há em torno da boneca, que logo foi cortada por Margot Robbie, protagonista do filme, e a equipe de produção. Veja o que Robbie falou sobre o fato da sensualização feita a boneca, em entrevista à Vogue:
“Ela é uma boneca de plástico, ela não tem órgãos. Eu acho que ela não deveria [sentir desejo sexual]. Ela é sexualizada, mas nunca deveria ser sexy”.
Margot Robbie
Sinopse de Barbie
A sinopse oficial da trama em live-action de Barbie conta a seguinte história: “Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade.”