“Barbie” é um filme para adultos?
Muitas pessoas ficaram surpresas quando o filme da Barbie ganhou uma classificação indicativa não indicada para menores de 12 anos no Brasil. Afinal, não é um filme sobre um brinquedo para crianças? Apesar disso, vale observar que as crianças da geração atual brincam bem menos com bonecas do que as gerações anteriores. Pensando nisso, Barbie não é uma produção puramente infantil, mas se propõe a agradar crianças, jovens e adultos.
“Parece que Barbie vai tocar em vários pontos que vão dar, tanto aos jovens quantos aos ‘velhos’, uma razão para ver [o filme]: a estética exagerada e levemente sarcástica mirada nos adolescentes; a comédia irônica e autoconsciente para jovens adultos; e a nostalgia presente no filme todo que traz os pais e os antigos donos de Barbies”, afirma o MovieWeb.
O filme tem um visual e piadas que provavelmente vão divertir o público mais jovem, mas alguns temas mais profundos do filme devem ser mais apreciados pelos adultos, como as questões existenciais da personagem-título (Margot Robbie).
Mas então, você pode ou não levar seus filhos para ver Barbie?
A classificação de +12 anos foi dada por causa de “referências sugestivas e linguagem inapropriada brevemente”. Segundo o IMDb, o longa tem algumas insinuações sexuais bem vagas. Aliás, uma delas já apareceu em um dos trailers, com o Ken (Ryan Gosling) dizendo que queria ficar na casa da Barbie para eles fazerem “o que namorados e namoradas fazem”, apesar dele mesmo não saber o que isso significa.
Mas essas piadinhas provavelmente só vão ser entendidas pelos adultos. Esse tipo de humor é comum até em animações, por exemplo, nos filmes do Shrek (“na cabeça o shampoo, lave bem o seu… pé!”).
Barbie
Dirigido por Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres), o longa estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta (20). Na trama, Barbie (Margot Robbie) precisa sair do seu mundo perfeito para descobrir a verdade sobre si mesma.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.