Barbie entrou em cartaz na última semana e promete ser uma das maiores bilheterias de 2023, tendo arrecadado incríveis US$383 milhões em apenas cinco dias. No entanto, engana-se quem pensa que este é o primeiro filme a ter a boneca da Mattel como protagonista.
Em 1988, Todd Haynes, à época ainda estudante de artes e longe de se tornar o diretor de Velvet Goldmine, Carol e Longe do Paraíso, idealizou o filme Superstar: The Karen Carpenter Story, cujo objetivo seria contar a trágica carreira e vida de Karen Carpenter, membro do duo The Carpenters.
Para compor sua história, o diretor intercalou relatos reais de amigos e arquivos da artista com reencenações de momentos chave de sua vida. O curioso é a escolha artística de Haynes: as reencenações foram todas feitas utilizando bonecas da Barbie. Sem a autorização da Mattel, o cineasta optou por modelos falsificados, o que tornou tudo ainda mais bizarro.
O média-metragem experimental de 43 minutos não foi bem recebido pela família de Karen, que entrou na justiça e demandou que a obra fosse retirada do ar. Assim, o primeiro projeto de Todd Haynes – e também o primeiro protagonizado por Barbies – foi banido.
Barbie: confira premissa do longa de 2023
Depois de ser expulsa da “Terra das Barbies” por ser uma boneca imperfeita, Barbie viaja até o mundo real em busca de uma felicidade verdadeira e será acompanhada por Ken nessa jornada. Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam os protagonistas.
Simu Liu, Will Ferrell, Dua Lipa, America Ferrera, Ariana Greenblatt, Ncuti Gatwa, Emma Mackey, Alexandra Shipp, Michael Cera, Issa Rae, Kingsley Ben-Adir, Rhea Perlman e Kate McKinnon completam o elenco da produção ao lado de Gosling e Robbie.
Greta Gerwig, conhecida por Lady Bird e Adoráveis Mulheres, comanda a produção. A cineasta é acompanhada de seu marido Noah Baumbach, indicado ao Oscar com História de um Casamento e A Lula e a Baleia.