Banda é banida após performance polêmica
Onde o Matty Healy e o The 1975 vão, a polêmica vai atrás. Mas dessa vez ele não comeu carne crua no palco, apenas beijou o baixista da banda, Ross MacDonald. O problema é que ele fez isso em um show na Malásia, onde a homossexualidade é ilegal e punível com prisão de até 20 anos, segundo o The Guardian. A banda britânica foi banida de tocar no país.
“Eu não entendo a p***a do ponto de convidar o The 1975 para um país e eles nos dizerem com quem podemos transar”, afirmou Healy no palco na última sexta (21). “Infelizmente, você não vão ter um set de muitas músicas animadas porque eu estou furioso para c***lho”.
Após o discurso criticando as leis da Malásia, Healy beijou o baixista. Cerca de 30 minutos depois, a banda deixou o palco, com o vocalista anunciando que eles foram “banidos”. Eles eram uma das atrações do festival Good Vibes.
No dia seguinte, o evento anunciou que o resto da programação tinha sido cancelada. A decisão partiu de uma diretriz do ministro de comunicações da Malásia como de “posições inabaláveis contra quaisquer festas que desafiem, ridicularizem ou contrariem as leis da Malásia”, afirmou um comunicado (via The Guardian).
A atitude da banda também não foi bem recebida por alguns membros da comunidade LGBT do país. A drag queen Carmen Rose afirmou em entrevista à BBC que a ação dá mais munição aos políticos conservadores, ajudando a agenda homofóbica a ganhar mais votos. Para ela, a crítica da banda foi “performática” e “indisciplinada”.
The 1975 cancelou outros shows após a polêmica
A banda britânica estava com shows marcados na Indonésia e em Taiwan, mas cancelou as apresentações devido às “circunstâncias atuais”, afirmando que era “impossível prosseguir com os shows marcados”. Diferente da Malásia, a Indonésia não tornou a homossexualidade ilegal, mas possui várias leis discriminatórias contra os direitos da comunidade LGBTQIAP+. Já Taiwan é o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento homossexual.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.