Nesta terça-feira (23), morreu o músico Chas Newby, aos 81 anos. O baixista fez parte da história dos Beatles por um curto período, depois de a banda ter retornado da sua primeira residência em Hamburgo, Alemanha Ocidental. O motivo de Chas ter feito parte da banda foi por conta de Stuart Sutcliffe ter ficado no país, fazendo com que o grupo fosse atrás de outro baixista.
Na época, Chas estava de férias da universidade e assumiu a função como membro temporário. O músico teve a chance de subir ao palco quatro vezes, em dezembro de 1960, na Inglaterra.
Mais informações sobre Chas nos Beatles
Apesar de ter sido convidado como substituto temporário, Chas rejeitou o pedido de continuar como membro permanente, pois escolheu priorizar os estudos. Assim, sobrou a responsabilidade do baixo para Paul McCartney, que mesmo sendo guitarrista, aceitou o desafio, marcando a banda historicamente.
Depois de se formar, Chas Newby se tornou professor de matemática e lecionou pelas décadas seguintes. Nos últimos tempos, ele retornou para a música e participou da nova versão de The Quarrymen, grupo que originou os Beatles.
O Cavern Club, local que fez parte da história do Fab Four, publicou um comunicado póstumo no Facebook: “É com grande tristeza que tomamos conhecimento da morte de Chas Newby. Ele tocou com os Beatles por algumas datas quando Stuart Sutcliffe ficou em Hamburgo. Mais tarde, também participou do The Quarrymen.”