Quando “Bacurau” foi lançado, a produção nacional teve uma ótima repercussão internacional e tornou-se um dos filmes brasileiros mais comentados na época, por trazer no seu enredo uma história envolvente com uma crítica social em seus diálogos. O filme foi exibido nos principais festivais de cinema do mundo e venceu prêmios importantes, como o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro na história a conseguir esse feito.
Além disso, também foi indicado para diversas categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e do Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro e também foi selecionado para mostras e festivais prestigiados como Festival de Nova York (NYFF), Festival de Havana, Festival du Nouveau Cinéma de Montreal, Festival de Cinema de Munique, entre outros.
Diante dessa ótima repercussão, muitos pensaram que Bacurau seria selecionado para o Oscar, mas infelizmente isso não ocorreu.
Motivos que deixaram Bacurau de fora do Oscar
Para o filme disputar, a Academia Brasileira de Cinema precisa indicar a produção e ela ser selecionada. A cerimônia ocorreria em 2021 e o filme selecionado para disputar a categoria de Melhor Filme Internacional foi “A Vida Invisível”, obra dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que na época, ganhou distribuição nos Estados Unidos.
Após a indicação da Academia Brasileira, o filme também precisa ser aceito pela Academia do Oscar, e infelizmente, nem “A Vida Invisível” concorreu no ano. Apesar disso, Bacurau continuou sendo exaltado pela crítica e possui notas e avaliações internacionais.
Como no Rotten Tomatoes, onde possui um índice de aprovação de 90%, com base em 125 resenhas. No consenso geral do site, foi dito que: “Formalmente empolgante e narrativamente ousado, Bacurau se baseia nas preocupações sociopolíticas brasileiras modernas para apresentar um drama contundente e que mistura o gênero”.