Back to Black: crítica do filme de Amy Winehouse é revelada e não é o que os fãs esperavam
Uma das cantoras mais emblemáticas do século 21, Amy Winehouse vai ganhar um filme contando sua história. Infelizmente, parece que o longa “Back to Black” está bem longe de ser um retrato à altura da artista. Até o momento, o filme conta com apenas 39% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, a partir de avaliações de 84 veículos especializados.
O consenso da crítica do site até elogia a abordagem empática do filme, bem diferente do tratamento que a cantora recebeu em vida dos tabloides, mas afirma que os resultados finais são decepcionantemente simplórios.
No Metacritic, a produção ficou com a nota mediana de 49/100 da crítica. As avaliações mais positivas elogiaram o filme por evitar uma abordagem “sensacionalista” dos problemas de Amy com o vício em álcool e drogas e a sua trágica morte em 2011. Porém, outras críticas afirmam que o filme “suavizou” demais essas questões e “tem medo de ficar sombrio”, nas palavras do The Independent.
Um ponto em comum são os elogios à performance “sólida” de Marisa Abela (“Industry”) como a protagonista.
“Back to Black”
“A extraordinária história da precoce ascensão à fama de Amy Winehouse e do lançamento de seu inovador álbum de estúdio, ‘Back to Black’. Contada pela perspectiva de Amy e inspirada em suas letras profundamente pessoais, o filme traz um olhar sem apologias da mulher por trás do fenômeno e do relacionamento que inspirou um dos álbuns mais lendários de todos os tempos” (sinopse da Universal Pictures).
Além de Melissa Abela como Amy, o filme conta com Jack O’Connell (“O Amante de Lady Chatterley”), Eddie Marsan (“Heróis de Ressaca”), Lesley Manville (“Trama Fantasma”) e Juliet Cowan (“O Poder”). A direção é de Sam Taylor-Johnson, que já tinha experiência com cinebiografias musicais por causa de “O Garoto de Liverpool” (2009), sobre a vida de John Lennon.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.