Em 2014, o Super Bowl XLVIII foi realizado, consagrando o Seattle Seahawks como campeão da edição. No show do intervalo, o astro Bruno Mars foi o convidado da vez, que convocou a banda Red Hot Chili Peppers para uma participação especial.
Porém, o que deveria ter sido uma participação descontraída, tornou-se alvo de críticas, uma vez que a banda se valeu de playback para sua aparição na atração. Com isso, diversos artistas comentaram a situação, incluindo o vocalista do Guns N’ Roses, Axl Rose.
Apesar de possuir um perfil mais discreto nas redes sociais, o frontman da clássica banda de hard rock estadunidense compartilhou uma carta aberta a ser repercutida na mídia, repleta de ironia quanto à situação. Leia abaixo:
“Eu gostei do show e não tenho ideia de qual é a história real. Nem gostaria de sugerir que alguém não estava se apresentando ou que o que eles estavam tocando não era o que ouvimos. Dito isso, sinto que é importante sempre olhar para o lado positivo das coisas e dar o benefício da dúvida.
Então, considere que, ao invés de usar um cabo de guitarra ou wireless padrão, em nome da ciência e para toda a humanidade, Flea corajosamente teve um avanço recém-inventado na tecnologia de microchip instalado em seu traseiro. O dispositivo pegou as frequências de seu baixo e os transmitiu para seu amplificador.
Talvez todos eles tivessem microchips nas bundas que não apenas captassem as frequências de seus instrumentos, mas também tivessem Direct TV e internet! Como o Google Glass, o Google A-s! Eles podem ter sido ‘Pioneiros Científicos!’ Como Buzz Aldrin! Verdadeiros (desculpe o trocadilho) ‘asstronautas’! Ou como aqueles bonecos de teste de colisão para carros que dirigem sozinhos!
Além disso, se a banda não estivesse tocando ou sem fio ou qualquer coisa que Anthony estivesse cantando, eles poderiam ter estabelecido um novo recorde mundial para o maior público de karaokê de todos os tempos! Impressionante! Então, relaxe e mostre algum orgulho! Isso provavelmente é apenas o Google encontrando novas maneiras de enriquecer nossas vidas com o voluntariado altruísta dos Peppers e o processo criativo sempre contínuo de verdadeira inovação.
Ou talvez um novo recorde de bar lounge de proporções super magníficas e um novo pináculo de conquista humana não visto desde o cara da língua de sinais na África do Sul! Deus abençoe a América, os Peppers e a tecnologia…”
Obviamente, a situação chegou aos ouvidos da banda, e o baixista Flea revelou posteriormente que o playback foi um pedido da própria NFL, a Liga Nacional de Futebol Americano, para que apenas o vocalista Anthony Kiedis pudesse performar ao vivo. Assista abaixo:
Axl Rose usa playback? Rumores sobre o Guns N’ Roses
Apesar do posicionamento, o próprio Axl Rose e sua banda já se tornaram alvo de rumores sobre playback em suas apresentações. Afinal, o Guns N’ Roses é um dos maiores nomes do rock n’ roll mundial, com shows realizados em diversos grandes festivais.
Porém, por mais incrível que pareça, a banda nunca utilizou playback em sua carreira. Boatos sobre a utilização da ferramenta surgiram com o lançamento do DVD Use Your Illusion I, mas rapidamente foram desmentidos.
Nem mesmo em apresentações recentes, com Axl demonstrando uma performance mais debilitada, não atingindo os vocais agudos com precisão como antigamente, a banda sucumbiu ao uso do playback, insistindo em manter sua postura de executar seu som totalmente ao vivo.