Na última sexta-feira (2), a Netflix disponibilizou a parte 2 da quarta temporada de “Manifest”, trazendo os desfechos finais da série que começou em 2018. Na época, a série foi produzida pela NBC, porém, foi cancelada, sendo resgatada pela plataforma de streaming, que deu continuidade e final para a história.
Apesar dos fãs terem entendido o destino e os mistérios dos passageiros do voo 828, uma resposta ficou em aberto: a série foi inspirada em um fato ou não?
Manifest foi inspirada em fatos reais?
A história de Manifest não foi totalmente inspirada em fatos reais, porém, usou como base o desaparecimento real do voo 370 da Malaysia Airlines, em 2014. Até hoje, o voo 370 segue desaparecido e intriga diversas pessoas em todo mundo.
Com 277 passageiros e 12 tripulantes, a aeronave simplesmente desapareceu sem deixar vestígios. Na época, o avião sumiu no trajeto entre Pequim com destino ao Kuala Lumpur, na Malásia, após ficar 38 minutos no ar, desaparecendo do controle de tráfego aéreo.
De acordo com o criador Jeff Rake, o fato foi uma inspiração; porém, ele já pensava na história antes: “Esse voo tem um papel fundamental na minha história, mas a verdade é que pensei nessa ideia há quase dez anos.”
Ainda no relato, o diretor explicou como a ideia surgiu por completo: “(Estávamos) dirigindo em uma minivan com minha família para o Grand Canyon, pensando em família, união e separação”, acrescentou. “A grande ideia me atingiu; Eu lancei, mas ninguém queria fazer.”
“E então, sete anos depois, o voo da Malaysia Airlines aconteceu, e de repente minha ideia maluca parecia um pouco mais real, um pouco mais relacionável, no contexto da Malaysia Airlines, e de repente as pessoas estavam interessadas”, relembrou Rake.