Avatar 2: O Caminho da Água está em cartaz há uma semana e já teve muito assunto envolvendo o filme. Desde o diretor chamando a obra de “o pior caso de negócios da história do cinema“ até discussões sobre intervalo, o longa veio com tudo.
A mais nova polêmica é um suposto furo de roteiro que tem gerado debate entre os fãs da franquia. De acordo com a mitologia desenvolvida por James Cameron, os Na’vi são um povo cuja base é a harmonia. Todas suas ações são conectadas diretamente com seu ecossistema, enquanto esse tratamento pacífico faz deles um planeta próspero e com abundância de recursos.
Dessa forma, surge um questionamento. Se a base da sociedade é harmonia, por que há guerreiros Na’vi? Mais do que isso, por que há a valorização das qualidades de combate e guerra?
De acordo com alguns fãs, a única explicação é a rivalidade com outras tribos. Em específico, com o clã Metkayina. Porém, isso não faz sentido. Os Na’vi, supostamente, são desprovidos de avareza, ganância e desejo de poder, atributos condicionados à raça humana.
Até o momento, James Cameron não se pronunciou sobre os questionamentos dos fãs. Possivelmente, o diretor e roteirista trabalhe para explicar essas dúvidas em uma das três sequências confirmadas da franquia Avatar.
Avatar até 2028
Sim, é isso mesmo. Avatar já possui mais três sequências confirmadas até 2028. Avatar 3, Avatar 4 e Avatar 5 não receberam seus respectivos subtítulos, mas já possuem datas para estrear. O terceiro filme da franquia, roteirizado por Shane Salerno, chega aos cinemas no dia 20 de dezembro de 2024. Avatar 4, com roteiro de Josh Friedman, estreia no dia 18 de dezembro de 2026, enquanto o quinto filme, escrito exclusivamente por Cameron, estreia no dia 21 de dezembro de 2028.
James Cameron afirmou ter ideias concretas para cada filme da franquia. Na verdade, há indícios de que o diretor já filmou o terceiro filme, que atualmente está no processo de pós-produção, além de ter filmado cenas de Avatar 4, enquanto os atores seguem com a mesma idade.
Não satisfeito, Cameron já relatou em entrevistas que, caso seja do interesse do estúdio, mais dois filmes da franquia podem ser realizados. Avatar 2: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.