O segundo filme da franquia Avatar 2: Caminho da Água está prestes a estrear nos cinemas do mundo todo, depois de 13 anos desde o primeiro super sucesso do longa, lançado em 2009 e recorde de bilheterias. Com grandes expectativas, o filme chega no dia 15 de dezembro nas telonas brasileiras, mas alguns jornalistas críticos internacionais já tiveram acesso e falaram suas opiniões.
Ao que tudo indica, as primeiras impressões sobre o novo filme estão de acordo com os planos do diretor James Cameron e todo o alto investimento milionário na produção e efeitos 3D, que prometem terem experiências mais imersivas, comparada ao primeiro longa.
Avaliações positivas
De acordo com o jornalista Ian Sandwell, definiu como o esperado as expectativas e enalteceu o final e o trabalho de Cameron, novamente na produção do filme. “Sem surpresa, é uma obra-prima visual com uso rico de 3D e vistas de tirar o fôlego. Ao mesmo tempo, sofre com uma história tênue e muitos personagens para fazer malabarismos, mas James Cameron consegue reuni-los para um extraordinário ato final cheio de emoção e ação.”
Já o jornalista Drew Taylor, afirmou que assistiu duas vezes e ainda está impressionado com o todo o trabalho feito no filme. “Já vi Avatar duas vezes e estou impressionado com seu domínio técnico e escopo emocional inesperadamente íntimo. Sim, o mundo é expandido e as sequências são apresentadas, mas os personagens são mais importantes. Cameron está em sua melhor forma, especialmente no ato final. Bom tê-lo de volta.”
Bom, porém também teve algumas críticas
O colunista Amon Warmann, foi um dos únicos a apontar alguma crítica sobre o longa, destacando como a narrativa foi contada. “Então, gostei, mas não amei. A boa notícia é que o 3D está bom novamente (yay!), e a ação é incrível (especialmente no ato final). Mas, muitas das histórias parecem ter que parar e começar, e a alta taxa de quadros foi um sucesso e um fracasso para mim.”
Enredo do filme
A nova história também terá um salto temporal de 10 anos, parecido com o tempo desde o primeiro Avatar, no qual possuem uma vida pacífica, Jake Sully e Ney’tiri decidem sair para explorarem outras áreas do planeta Pandora, atrás de alianças com outros povos.
Novamente os seres humanos se tornam a ameaça inerente contra eles e uma nova guerra é instaurada, e novas alianças serão essenciais para protegerem Pandora.