Avatar 2: Caminho da Água estreia para todos na quinta-feira (15) nos cinemas brasileiros, após muita espera e com grandes expectativas. Depois de 13 anos longe das telonas, desde o primeiro longa, em 2009, o diretor James Cameron ficou nos últimos anos trabalhando em futuras produções e escreveu quatro roteiros da história dentro do universo de Pandora.
Além disso, Cameron percebeu que precisava esclarecer para os protagonistas, como seus personagens estariam durante o período de dez anos. Com isso, escreveu um roteiro, denominado Avatar 1.5, exclusivo para Sam Worthington (Jake) e Zoe Saldaña (Neytiri).
Os atores então puderam entender a mente de seus personagens, dando a profundidade de sentimentos em que Cameron idealizou, já que se passaram dez anos longe da construção de suas narrativas. Os atores também passaram por treinamentos intensivos de mergulho, para filmarem as cenas embaixo da água, no qual aprendem a ficar submersos por até 7 minutos prendendo a respiração.
Muito trabalho para produção perfeita
James Cameron revolucionou o formato de cinema 3D no mundo e se orgulha muito disso. Para a produção de Avatar, foram 15 anos de roteirização e filmagens, para alcançarem seus objetivos, e com Avatar 2 não se espera que seja diferente. Com a ideia de de um roteiro somente para o protagonista é uma das amostras desse intenso trabalho, que Sam Worthington comentou sobre.
“Estou bem em dizer isso, me deu um roteiro que era Avatar 1.5 , que, por si só, é incrível e detalhado e cheio do que eles meio que passaram nessa lacuna. Acho que foi parte de Jim (James Cameron) perceber que a história era sobre eles serem guerreiros e enfrentar as batalhas pelos clãs e coisas assim […] Você queria explorar o que é essa dinâmica familiar e a extensão natural dessa história de amor. Isso nos deu um bom ponto de partida para entender como preencher essa lacuna que está faltando,” completou Worthington.
Um filme de Avatar 1.5?
Sam Worthington comentou com Cameron quando iriam filmar o Avatar 1.5, mas não é algo que o diretor planeja, pelo menos por ora. A ideia central era especificamente fazer os protagonistas entenderem seus personagens, porém alguns trechos poderão ser vistos em Avatar 2.
No roteiro, é revelado a rebelião dos Na’vi e os povos nativos reconstruindo sua sociedade após a guerra. Também foi detalhado o relacionamento de Jake e Neytiri, que tiveram três filhos e Kiri adotado.