Autor de Game of Thrones processa ChatGPT

George R.R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série “Game of Thrones” (2011-2019), e mais 16 escritores estão movendo uma ação em conjunto contra a OpenAI. Os 17 autores, que fazem parte da Authors Guild (Guilda dos Autores), organização em Nova York para escritores publicados, afirmam que a companhia plagiou ilegalmente suas obras para treinar o ChatGPT, tecnologia de inteligência artificial da empresa.

Segundo a Variety, o processo, aberto na última terça (19) em Nova York, pede para bloquear a empresa de continuar a usar as obras deles, além de indenizações de US$ 150 mil por trabalho infringido. De acordo com o processo, os livros usados pela empresa para integrar o banco de dados e “treinar” o ChatGPT foram baixados de repositórios piratas.

Segundo a Variety, o documento ainda cita “numerosos livros gerados por inteligência artificial que têm sido postados na Amazon que tentam se passar por obras humanas e buscam lucrar da reputação duramente conquistada de um autor humano”.

“Este caso é meramente o começo da nossa batalha para defender autores de serem roubados pela OpenAI e outras inteligências artificiais geradoras”, declarou Maya Shanbhag Lang, presidente da Authors Guild, em um comunicado. “Nossa equipe, que inclui um time jurídico formidável, tem expertise em leis de direitos autorais. Isso é tudo que dizemos: não entramos neste processo levianamente. Estamos aqui para brigar”.

Além de Martin, John Grisham, Jodi Picoult, George Saunders, Sylvia Day, Michael Connelly e Jonathan Franzen são outros nomes envolvidos.

O que a OpenAI diz

Um representante da OpenAI afirmou em uma declaração para a agência de notícias AP que eles estão tendo “conversas produtivas” com muitos criadores ao redor do mundo, incluindo a Authors Guild. “E estamos trabalhando cooperativamente para entender e discutir as preocupações deles sobre IA. Estamos otimistas que iremos encontrar formas mutuamente benéficas de trabalharmos juntos”.

Em julho deste ano, Sarah Silverman e mais dois autores abriram um processo semelhante acusando a Meta e OpenAI de usarem suas obras para treinar sistemas de inteligência artificial violando os direitos autorais desses trabalhos.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.