De acordo com as informações publicadas pelo The Hollywood Reporter, a atriz Gina Carano, responsável por ter interpretado a personagem Cara Dune na série “The Mandalorian”, abriu um processo contra a Disney por descriminação e rescisão injusta, depois de ter sido demitida pela empresa. Segundo as informações, Carano teria sido demitida após publicar comentários antissemitas em suas redes sociais.
Carano apresentou no tribunal federal da Califórnia, uma queixa alegando que sua demissão ocorreu depois de expressar opiniões de direita. A sua intenção é que a ordem judicial obrigue a Lucasfilm, estúdio responsável pela série, de recontratá-la. Esse processo também envolve o dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, que decretou que cumpriria a promessa de pagar a conta legal de usuários que foram injustiçados caso publicasse suas opiniões na rede social.
Entenda melhor o processo de Gina Carano
Recentemente, o bilionário e proprietário do X, publicou a questão dos processos e usou como exemplo, o próprio caso da Gina Carano que exaltou a atitude: “Estou honrada que meu caso tenha sido escolhido para ser apoiado pela empresa que tem sido um dos últimos vislumbres de esperança para a liberdade de expressão no mundo.”
Ainda na rede social, a atriz disse: “Minhas palavras foram consistentemente distorcidas para me demonizar e desumanizar como um extremista de direita alternativa.” Sobre o processo contra a Disney e Lucasfilm, Carano também expôs alguns detalhes sobre e disse que ambas a “assediou e difamou Carano por se recusar a se conformar com seus pontos de vista sobre questões relacionadas ao Black Lives Matter, pronomes preferidos e alegações refutadas de interferência eleitoral.”
Quando tudo começou?
A demissão de Gina Carano ocorreu em 2021, depois da atriz publicar diversas opinições controvérsias sobre a eleição presidencial americana em 2020, e questionar o uso de máscaras e a vacinação durante a pandemia. Em defesa da empresa, o CEO da Disney naquele ano, Bob Chapek falou sobre o caso:
”Realmente não vejo a Disney caracterizando-se como de esquerda ou de direita. Ao invés disso, preferimos defender valores, valores universais, valores de respeito, valores de decência, valores de integridade e valores de inclusão, buscando sempre ter um conteúdo reflexivo da rica diversidade do mundo em que vivemos. E acho que é um mundo que todos devemos viver em harmonia e paz.”
Vale ressaltar que a terceira temporada de The Mandalorian não contou com a presença de Carano, mudando os planos sobre a personagem que iria ganhar um spin-off solo do universo de Star Wars.