Considerado por muitos um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, O Iluminado completou 43 anos de existência neste ano. O longa de Stanley Kubrick é um dos grandes pontos altos de sua carreira, ao de obras como Nascido Para Matar, 2001: Uma Odisseia Espacial e Laranja Mecânica.
No entanto, a gravação do filme não foi nada simples. Além de precisar de mais de 60 portas para uma única cena, o diretor exigiu demais de uma das atrizes, Shelley Duvall. A intérprete de Wendy Torrance afirmou que ficou 12 horas chorando ao final da produção, sendo este o seu papel mais difícil.
Duvall revelou que foram cinco meses de produção extremamente complicados: “De maio a outubro, eu estava realmente com problemas de saúde porque o estresse do papel era muito grande. Stanley me empurrou e me cutucou ainda mais do que nunca. É o papel mais difícil que já tive”.
Uma das cenas mais desafiadoras dessa jornada chegou até mesmo a entrar no Guiness Book. Em desespero, Wendy foge de Jack com um bastão de beisebol em suas mãos e Shelley Duvall precisou de 127 tentativas para acertar a cena de acordo com os padrões de Kubrick. A atriz encerrou as filmagens com suas mãos descascando, sofrendo com a desidratação e chorando de verdade.
O Iluminado: saiba mais sobre a premissa do filme
Lançado em 1980, O Iluminado conta a história de Jack Torrance, personagem interpretado por Jack Nicholson. Em busca de inspiração, Jack leva sua família, composta pela esposa Wendy e pelo filho Danny, ao Hotel Overlook, em Colorado, reservando-o completamente para os três.
Isolados, a família começa a experienciar coisas estranhas no local. Aos poucos, Jack começa a descer em uma espiral de loucura, tornando-se o grande antagonista da trama. Além de Shelley Duvall, o longa conta com Jack Nicholson no papel principal.