Bonnie Aarons, atriz conhecida pelo papel da freira demônio Valak na franquia A Freira, está processando a Warner Bros. Discovery, distribuidora dos filmes da franquia. Segundo a atriz, sua remuneração pela participação nos filmes foi muito inferior, conforme matéria publicada pelo portal THR.
Na denúncia feita pela atriz, que também inclui as empresas New Line Cinema e Scope Productions, a defesa diz que não houve transparência no acordo entre as partes, o que omitiu receitas de merchandising que utilizam a imagem da atriz.
Para interpretar Valak, a atriz recebeu pouco mais de US$ 70 mil. Porém, o contrato também incluia um bônus de US$ 175 mil vinculado ao desempenho de bilheteria, além de uma participação nos lucros de mercadorias que exploravam seu personagem.
“Ao invés de contabilizar e pagar de forma transparente, a Warner Bros. obscurece e esconde o verdadeiro valor da parte legítima da Sra. Aarons nas receitas de merchandising, enquanto continua a explorá-la”, afirma o processo aberto na última terça-feira (15) no Tribunal Superior de Los Angeles.
O acordo também afirma que ela tem direito a uma “participação proporcional de 5% de 50% das receitas brutas” do licenciamento dos direitos de merchandising. A Warner chegou a enviar declarações por escrito mostrando a participação na receita, o que foi definido como “inconsistente”.
A queixa alega quebra de contrato e violação do pacto implícito de boa-fé e negociação justa, que proíbe agir de forma a prejudicar os benefícios para a contraparte de um acordo. Vale lembrar que a franquia gerou uma gigantesca linha de mercadorias, incluindo bonecas, joias e pôsteres.
Mais sobre A Freira: terceiro filme vai acontecer?
Recentemente, o diretor Michael Chaves, que dirigiu o segundo filme da franquia A Freira, comentou em entrevista ao portal Games Radar sobre a possibilidade de um terceiro filme com o terrível demônio Valak.
“Há uma fala no filme: ‘Demônios são eternos’. Eu gosto da ideia de que [este demônio] sempre existiu em diferentes formas. Acredito que ainda há muitas histórias de Valak, a freira demoníaca, para serem contadas”, comentou o cineasta.
Enquanto a possibilidade é discutida, A Freira 2 se prepara para chegar aos cinemas. Passando-se na França em 1956, o novo longa acompanha a irmã Irene em uma nova investigação após o misterioso assassinato de um padre, que prova que as forças malignas estão mais fortes do que nunca.
O filme chega aos cinemas no dia 7 de setembro. Assista ao trailer: