Nem sempre é fácil interpretar alguma figura real. Em diversas ocasiões, a atuação pode parecer exagerada ou até mesmo descaracterizada, dificultando a recepção do público. Porém, quando o ator acerta, poucas recepções são melhores.
Para chegar mais perto da aparência da figura real, dois caminhos são possíveis: ter uma semelhança natural com quem está sendo interpretado ou usar maquiagem. Aqui, vamos listar alguns dos atores que são idênticos aos personagens que interpretam.
Cate Blanchett como Bob Dylan – Não Estou Lá
Quem diria que uma mulher interpretando um homem estaria nessa lista. No filme de 2007 dirigido por Todd Haynes, seis atores dão vida ao lendário músico. Christian Bale, Cate Blanchett, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Heath Ledger e Ben Whitshaw correspondem a diferentes facetas de Bob Dylan, mas, sem sombra de dúvidas, em termos de aparência, quem chega mais perto é Blanchett.
Daniel Day-Lewis como Abraham Lincoln – Lincoln
Biografias são obras queridinhas no Oscar e com uma atuação monstruosa de Daniel Day-Lewis, não foi nenhuma surpresa que Lincoln angariou 12 indicações. E nada mais justo que o protagonista do filme de Steven Spielberg levar para casa a estatueta de Melhor Ator.
Jamie Foxx como Ray Charles – Ray
As semelhanças entre Jamie Foxx e Ray Charles são nítidas. Porém, o ator e músico foi além. Foxx perdeu 13 quilos e ficou com seus olhos vendados durante quatorze horas por dia, tendo diversos ataques de pânico no set. A performance de Foxx foi tão próxima de Charles que Kanye West o chamou para cantar I Got a Woman como sample de Gold Digger.
André 3000 como Jimi Hendrix – Jimi: Tudo A Meu Favor
Por falar em músicos interpretando músicos, outra grande atuação é a de André Benjamin, conhecido como André 3000 no duo de hip-hop Outkast, como Jimi Hendrix. Além de perder peso para interpretar o lendário guitarrista, André teve que mudar seu jeito de andar e falar. Para isso, praticou imitar Leão da Montanha, personagem da Hanna Barbera. Mais do que escolher alguém parecido com Hendrix, o diretor John Ridley afirmou que precisava achar alguém com o mesmo espírito do músico. Conseguiu.
Eddie Redmayne como Stephen Hawking – A Teoria de Tudo
Talvez o papel mais difícil dessa lista. Ao longo de sua vida, Stephen Hawking mudou muito, sendo necessário que qualquer ator escolhido para essa missão interpretasse mais de um papel. Eddie Redmayne mostrou a jornada do físico, cujo corpo definhou com o passar do tempo. Seu esforço foi reconhecido, rendendo ao inglês o Oscar de Melhor Ator.
Philip Seymour Hoffman como Truman Capote – Capote
Outro vencedor do Oscar, Philip Seymour Hoffman teve que mudar completamente seu jeito de falar e assumir os trejeitos do icônico escritor Truman Capote. O filme de 2005, dirigido por Bennett Miller, pode não ter sido muito memorável, mas a interpretação de seu protagonista sim. As nuances da performance de Seymour Hoffman explicam como o autor demonstrava sua compaixão para com os assassinos que entrevistava.
Ben Kinglsey como Mahatma Gandhi – Gandhi
Alguns papéis definem uma carreira. Embora tenha uma vasta filmografia, Ben Kingsley tem sua carreira definida por sua interpretação do ativista indiano Mohandas Karamchand Gandhi. Essencial para a Independência da Índia, o advogado tornou-se um símbolo da luta anticolonialista. Kingsley raspou sua cabeça, adotou uma dieta vegetariana, praticou yoga, incorporou a meditação no seu dia a dia e teceu algodão em rodas de madeira. Segundo ele, interpretar Gandhi mudou sua vida.
Val Kilmer como Jim Morrison – The Doors
Dirigido por Oliver Stone, o filme The Doors apresenta a biografia do “poeta elétrico”, Jim Morrison, cuja ascensão à fama terminou com sua morte aos 27 anos. Curiosamente, Val Kilmer não se parece com o vocalista da banda. Porém, os longos cabelos ondulados e as intermináveis horas de estudo com o produtor Paul Rothchild fizeram do ator um expert em Jim Morrison, servindo como o candidato ideal para interpretá-lo.