Depois de cobrir a história da Rainha de Ndongo e Matamba, Njinga, a série Rainhas Africanas estreou sua segunda temporada na Netflix, intitulada Rainha Cleópatra. A série causou grande polêmica ao escalar uma atriz negra para o papel principal, comprando uma briga com o próprio Egito.
A série possui uma abordagem documental, embora contenha recriação da realidade com atores. A temporada atual foca no Reino Ptolemaico do Egito, com ênfase no reinado da Faraó Cleópatra, entre 51 e 30 a.C.
Elenco de Rainha Cleópatra
Embora a produção de Rainha Cleópatra tenha ficado muito conhecida pela presença de Jada Pinkett Smith, a criadora e produtora executiva da série documental atua apenas como sua narradora. A obra possui outros atores nos papéis principais, confira abaixo.
Adele James como Cleópatra
Conhecida pela série Casuality, Adele James assume a responsabilidade de interpretar a Cleópatra, a governadora do Egito durante a queda do Reino Ptolomaico. A série mostra seu reinado e a queda do Egito em 30 a.C.
Craig Russell como Marco Antônio
Já Craig Russell, de Hollyoaks, interpreta Marco Antônio, um dos membros do Segundo Triunvirato após o assassinato de seu parente e antigo chefe de Estado, Júlio César. Ao se aproximar de Cleópatra, ele desenvolve um relacionamento amoroso com a governante do Egito.
John Partridge como Júlio César
O maior governante da República Romana é, sem sombra de dúvida, Júlio César. O governante é interpretado na série por John Patridge, conhecido pela novela EastEnders, e possui grande impacto na trama, sendo um inimigo de Cleópatra durante parte de seu mandato.
James Marlowe como Otávio
Outro membro do Segundo Triunvirato é Otávio, descendente direto de Júlio César e governante tão ambicioso como seu antecessor. O personagem, cujo nome depois torna-se conhecido como César Augusto, foi o fundador do império romano e seu primeiro imperador. Em Rainha Cleópatra, é interpretado por James Marlowe.