“Por Aqui e Por Ali” é o filme da Sessão da Tarde desta sexta-feira (22), em uma trama baseada em fatos reais, sobre um homem de terceira idade que quer se reconectar com seu país.
Na história, vamos acompanhar Bill Bryson (Robert Redford), um homem que viveu por duas décadas na Inglaterra e retorna aos Estados Unidos em plena terceira idade. Como fazia muitos anos que não estava no país, ele acredita que uma maneira de voltar a se reconectar com o local é fazendo uma trilha junto com antigo amigo do colégio pela Trilha dos Apalaches, que tem mais de três mil quilômetros. Durante esse percurso, a dupla irá enfrentar a natureza, vários personagens e a si mesmo.
Curiosidades do filme
Na época em que o filme começou a ser produzido, houve um rumor que os protagonistas seriam Paul Newman (Rebeldia Indomável) e Robert Redford (Golpe de Mestre), porém, a ideia inicial sempre foi ter Redford e Nick Nolte (Invasão ao Serviço Secreto) nos papéis principais. Inclusive, o ator que deu vida ao jornalista Bill Bryson, revelou que tinha se interessado pela produção há muitos anos, enquanto Nolte se juntou ao elenco depois de ler o roteiro e se conectar com o personagem de Katz.
O enredo do longa-metragem foi feito através do diário “A Walk in the Woods” escrito em 1998 pelo próprio Bryson, contudo, a produção cinematográfica levou quase 10 anos para ser concluída. O filme começou a ser desenvolvido em 2005, quando Redford anunciou pela primeira vez seus planos de adaptar o livro de Bryson em um filme. No entanto, o projeto precisou ser adiado devido a problemas financeiros e conflitos criativos.