Lançado em 1998, o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso foi dirigido por Tom Shadyac e é baseado em livros e na vida de Hunter Doherty “Patch” Adams, um médico que se tornou muito famoso por sua metodologia inusitada no tratamento de enfermos.
Isso porque Patch era conhecido por utilizar o carinho e bom humor ao atender os pacientes, fazendo com que a recuperação fosse um processo mais tranquilo, e ele foi um pioneiro neste tipo de tratamento. O filme é focado principalmente nesta face do médico, e seu elenco contou com nomes como:
- Robin Williams como Patch Adams, o médico famoso por seu tratamento bem humorado, que foi desacreditado pela medicina convencional;
- Monica Potter como Carin Fisher, uma grande amiga de Patch, com quem ele desenvolve sua ideia de uma clínica médica construída em torno de sua filosofia;
- Daniel London como Truman Schiff, um dos amigos de Patch;
- Philip Seymour Hoffman como Mitch Roman, o ex-colega de quarto da faculdade de medicina de Patch;
- Bob Gunton como Dean Walcott, o reitor da faculdade;
- Irma P. Hall como Joletta;
- Josef Sommer como Dr. Eaton;
- Peter Coyote como Bill Davis;
- Michael Jeter como Rudy;
- Harve Presnell como Dean Anderson;
- Richard Kiley como Dr. Titan;
- Harold Gould como Arthur Mendelson;
- James Greene como Bile;
- Douglas Roberts como Lawrence “Larry” Silver.
Vale destacar que o filme foi indicado para premiações como o Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora e o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme em Comédia / Musical e Melhor Ator em Comédia / Musical, este último disputado por Robin Williams.
Mais sobre Patch Adams: trama, elenco e onde assistir ao filme
Após tentar se suicidar, Hunter “Patch” Adams decide se internar em um sanatório. No local, ele passa a ajudar os outros internos, e descobre não só sua vocação para medicina, mas também que o bom humor é uma ótima forma para ajudar os pacientes, além de conseguir ajudá-lo a superar seus problemas.
Deste modo, ele então decide entrar na faculdade de medicina, onde seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto. Mas com o tempo ele consegue conquistar a todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.
Apesar da história emocionante, Patch Adams – O Amor é Contagioso foi um fracasso de crítica, conquistando notas baixíssimas. Por outro lado, o longa arrecadou US$ 202,3 milhões nos cinemas, se tornando um fenômeno de bilheteria. Ele está disponível no catálogo do Globoplay. Assista ao trailer: