Lançado em 2011, “Cavalo de Guerra” chegou aos cinemas trazendo a história comovente de Albert e seu cavalo Joey, em uma amizade intensa. Dirigida por Steven Spielberg, a trama foi baseada no romance de Michael Morpurgo, publicado em 1982, e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.
No enredo, acompanhamos o jovem Albert que vive uma vida simples no campo, ao lado do seu melhor amigo Joey. Suas vidas mudam quando o corcel é vendido para a cavalaria inglesa durante a Primeira Guerra Mundial, e Albert não aceita esse destino ao animal.
Com isso, o jovem decide se alistar para encontrar novamente o amigo, mas nem tudo sairá como o esperado e diversos desafios surgirão no caminho dos dois.
Curiosidades do filme
Para a produção, o filme teve um orçamento de US$ 66 milhões, mas arrecadou US$ 177 milhões em bilheteria mundial, tendo um retorno positivo. Dentro dos gastos, um dos principais foi o uso de 14 cavalos diferentes para interpretar Joey. Cada corcel tinha uma habilidade diferente, a fim de conseguirem construir a cenas durante as filmagens.
Inclusive, o próprio diretor Spielberg revelou que Cavalo de Guerra foi um dos filmes mais difíceis da sua carreira, pela complexidade das gravações com os cavalos.