Na próxima quinta-feira (27), chega aos cinemas brasileiros o filme “Blue Jean”, trazendo uma história emocionante e dramática sobre mulheres mulheres LBGT+ durante o governo opressor no Reino Unido na década de 1980.
Na trama, conhecemos Jean (Rosy McEwen), uma professora de educação física, no Reino Unido em 1988. Nesse período, a primeira-ministra de direita Margaret Tatcher fez a “Cláusula 28”, uma lei que proíbia a “promoção da homossexualidade” nas escolas. Precisando manter seu emprego, Jean decide fazer de tudo para manter sua vida pessoal e seu relacionamento com Viv (Kerrie Hayes) em segredo, para não afetar sua vida profissional.
Contudo, o que ela não esperava era que uma aluna fosse entrar na escola e mudaria sua rotina, pois Lois (Lucy Halliday) fará com que sua vida privada corra risco, pois ambas frequentam os mesmos espaços.
Mais informações do filme
Escrito e dirigido por Georgia Oakley, o filme foi distribuído pela Synapse Distribution e foi um dos destaques do Festival Filmelier no Cinema. O longa também foi exibido no Festival de Cinema de Veneza, na categoria de “Voto Popular”, e no British Independent Film Award, no qual recebeu cinco indicações, levando o prêmio de “Melhor Atriz” para casa.
A produção também foi indicada ao BAFTA deste ano em “Melhor Estreia de Roteirista”, “Diretor ou Produtor Britânico” para Georgia.