“A Odisseia dos Tontos” é o filme da Sessão da Tarde desta terça-feira (4), trazendo uma comédia argentina emocionante e recheada de aventuras.
O ano era 2001 quando os moradores da Villa Alsina, província de Buenos Aires, decidiram se reunir para reerguer uma corporativa falida por conta da crise econômica que o país estava passando. Os amigos, então, se reúnem e colocam uma certa quantia de dinheiro no banco, mas o sistema econômico do país entra em colapso no episódio que ficou conhecido como Corralito e eles sofrem um golpe.
Revoltados e no fundo do poço, eles precisam recorrer à justiça para tentar reverter a situação complicada na qual se enfiaram.
Curiosidades do filme
Dirigido por Sebastián Borensztein, o filme foi lançado em 2019 e teve como base a obra literária “La noche de la Usina (The Night of the Heroic Losers)”, de Eduardo Sacheri. Na época que chegou aos cinemas, o longa realizou sua estreia internacional na seção de Apresentações Especiais no Festival Internacional de Cinema de Toronto e recebeu muitos elogios.
Um dos principais destaques da história foi a performance dos atores, a qual os críticos compararam com outras obras, como “How to Steal a Million” (1966) e “Ocean’s Eleven” (2001). Ao Screen Daily, Sarah Ward disse:
“Os perdedores heróicos não gostam de surpresas; não em seus ritmos confortáveis, olhar caloroso nas lutas rurais da Argentina, ostensivamente. O filme de Borensztein também começa devagar, mostra sua narrativa e não sabe exatamente quando terminará. E, no entanto, ao transformar a realidade sombria em uma fantasia edificante, esse filme continua sendo um filme bastante agradável.”