“A Lenda do Tesouro Perdido” (2004) é o filme da Sessão da Tarde desta sexta-feira (15), estrelado por Nicolas Cage no primeiro filme da franquia da Disney.
A história gira em torno de Benjamin Franklin Gates, um caçador de tesouros que faz parte da 3ª geração de uma família de caçadores. Depois de procurar por anos um tesouro que ninguém acredita que existe, ele começa a desconfiar que durante séculos essa fortuna foi se acumulando e sendo transportada por vários continentes para evitar que fosse roubado.
Em meio a essas investigações, Benjamin descobre que o mapa foi alterado e está escondido na Declaração de Independência dos Estados Unidos. Mas, para ter acesso ao precioso item que pode conter as verdadeiras respostas, ele terá de enfrentar o FBI e roubar um dos documentos mais vigiados do país.
Curiosidades do filme
Uma curiosidade sobre este primeiro filme da franquia, é de que uma das cenas finais foi descartada e poderia dar um desfecho alternativo para a história. Na cena, um Benjamin Gates escuta um grupo de crianças falando sobre a possibilidade de existir algo oculto na Constituição dos Estados Unidos, fazendo com que o protagonista reflita e fique em dúvida.
Porém, o diretor Jon Turteltaub explicou na época o motivo de terem tirado essa cena na edição final: “Apesar de acharmos a cena ideal para o final, o público acreditou que estávamos deixando a porta aberta para uma sequência. A ideia não era essa, mas mostrar que estava no sangue deles a procura por tesouros”.