Conhecido por interpretar o vilão Namor em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, o ator Tenoch Huerta foi acusado de assédio sexual pela saxofonista e ativista mexicana María Elena Ríos. Ríos expôs as acusações em suas redes sociais, após deixar o grupo antirracista Poder Prieto, do qual Huerta é parte.
“Deixei muito claro na minha saída dessa sua seita que protege ao violentador e PREDADOR sexual Tenoch Huerta, que não publicariam nada de mim. Mas eles foram atrás de mim para evitar escândalos por causa do seu filme da Marvel”, declarou a saxofonista em publicação.
Em seu Instagram, ela também fez uma publicação, reforçando que não está intimidada pela fama do ator.
“É muito difícil falar de abuso emocional e de poder de um predador sexual que é amado no mundo por interpretar um personagem de um filme, como é o caso de Tenoch Huerta. Aparentemente encantador, a grande característica de um narcisista + uma boa dose de vitimização. #JáNãoTenhoMedo Sua fama não voltará a me intimidar”, diz a postagem.
Até o momento, Tenoch Huerta não se manifestou sobre as acusações. Questionada sobre por que não denunciou antes, Ríos respondeu: “dizem [isso] aqueles que vivem em um país machista, onde a justiça é inatingível, onde quase te matam e mesmo assim não acreditam em você ou a justiça não chega”.
A Marvel Studios também não se manifestou até o momento. A saxofonista também revelou que não é a única vítima de Huerta, mas também não cedeu novas informações.
Além de Tenoch Huerta: casos polêmicos de assédio na Marvel
O caso de Tenoch Huerta não é o único envolvendo atores da Marvel. Recentemente, o ator Jonathan Majors, que deu vida ao vilão Kang em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, também enfrentou acusações de violência doméstica, assédio e abuso.
Desde então a carreira do ator está indo por água baixo, já tendo sido demitido de alguns projetos e campanhas publicitárias. O caso de Majors ainda está sob investigação.
Outro ator que também recebeu acusações de assédio foi F. Murray Abraham, responsável pela voz de Khonshu em Cavaleiro da Lua. O ator chegou a ser cortado da terceira temporada de Mythic Quest após queixas de assédio sexual.
Até mesmo um dos nomes mais importantes da grande marca de super-heróis chegou a receber estas acusações. Em 2018, Stan Lee chegou a ser acusado de assédio e abuso sexual por enfermeiras que trabalharam em sua casa em Hollywood. Na época, a defesa de Lee apontou que o caso tratava-se de uma tentativa de “extorsão”.