Morreu nesta segunda-feira (18) Byun Hee-bong, ator sul-coreano que ficou conhecido por diversos trabalhos, mas com destaque em “Parasita” e “Okja”. O artista tinha 81 anos e seu falecimento foi confirmado pela imprensa internacional, que divulgou que o astro enfrentava complicações decorrentes de um câncer no pâncreas.
Nascido na Coreia do Sul, Byun começou sua carreira como dublador em 1966, e somente na década de 1970 passou a atuar em trabalhos para a televisão. Sua estreia nos cinemas aconteceu em 1986, no filme “Lee Doo-yong Eunuch”.
Mais detalhes da carreira de Byun Hee-bong
Durante sua carreira, Byun Hee-bong trabalhou em quatro filmes vencedores do Oscar: “Cão que Ladra Não Morde”, “Memórias de um Assassino”, “O Hospedeiro” e “Okja”. Em 2020, foi homenageado com a Ordem do Mérito Cultural de Eungwan, segunda maior honraria cultural concedida pelo governo da Coréia Sul, por seus “excelentes serviços meritórios nas áreas da cultura e da arte, no interesse da promoção da cultura nacional e do desenvolvimento nacional”.
Inclusive, em 2006, em “O Hospedeiro”, fez parte de uma das obras de maiores sucessos do país, tornando-se a maior bilheteria de todos os tempos. Byun teve um destaque por seu papel na produção e recebeu muitos elogios por sua atuação, como o patriarca de forte de uma família “perdedora”. Por esse papel, recebeu prêmios como melhor ator secundário no Festival de Cinema da Ásia e o Pacífico e nos Blue Dragon Film Awards.
Além disso, também trabalhou em outros títulos, como Volcano High (2001), o filme dramático My Teacher, Mr. Kim (2003), a comédia de terror To Catch a Virgin Ghost (2004), o suspense The Devil’s Game (2008) e o filme de espionagem The Spies (2012).