Ator chamou Harrison Ford de velhote e sumiu do cinema

Imagine chamar o Indiana Jones e o Han Solo de “velhote”. Pois foi o que Josh Hartnett fez enquanto gravava Divisão de Homicídios (2003), filme no estilo “buddy cop” (Bad Boys, Máquina Mortífera), com Harrison Ford.

Relatos no set revelam que Ford chamava Hartnett de “punk”, gíria em inglês para alguém sem importância, um perdedor. Como já comentamos, Hartnett devolvia o insulto chamando Ford de “old fart”, ou velhote. E a má relação dos dois atores, que contracenavam juntos em quase todas cenas, atrapalhou as gravações.

“Tinham vezes em que nós acabávamos só nos sentando no carro quando devíamos estar fazendo uma cena e nenhum de nós dizia nada por tipo uma hora”, comentou Hartnett em uma ocasião. (via The Things).

Mas por incrível que pareça, o ator mais jovem afirmou que eles acabaram se dando bem no final e que o início foi um “período de teste”.

Tensão entre o elenco atrapalhou a produção

Ainda assim, a tensão entre os atores respingou no filme. Harrison Ford já era um astro de ação clássico e Josh Hartnett era um estrela em ascensão, um galã dos anos 90 que fazia papéis mais sérios, como Pearl Harbor (2001), 40 Dias e 40 Noites (2002) e Falcão Negro em Perigo (2002).

O estúdio juntou os dois esperando um grande sucesso de bilheteria, até porque filmes sobre duplas com um policial mais velho e um mais jovem costumam dar certo, vide Máquina Mortífera e Bad Boys, que ganharam diversas continuações.

Mas não foi o que aconteceu neste caso. Com um orçamento de US$75 milhões, o longa amargou uma bilheteria de apenas US$51,1 milhões. A recepção da crítica também foi fraca e o filme dirigido por Ron Shelton (O Jogo da Paixão) conta com míseros 30% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Muitas das críticas, inclusive, foram direcionadas à falta de química entre os atores principais. Michael O’Sullivan, do Washington Post, escreveu “Divisão de Homicídios é um buddy movie estrelando duas pessoas que, até mesmo enquanto os créditos finais sobem, parecem ter acabado de se conhecer.” (via The Things),

Josh Hartnett acabou sumindo bastante de Hollywood por vontade própria e fez poucos papéis nos últimos anos.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

1 comentário
  1. Avatar de Flávio Luiz
    Flávio Luiz Diz

    Queria saber onde torraram 75 milhões; concerteza no cachê dos dois astros só pode ser. Discordo a citação da franquia Os Bad Boys, nunca foi nítida a diferença de idade entre os personagens e o longa mostrou eles começando o filme juntos e já com grande intimidade. Ao contrário da franquia Máquina Mortífera em que o personagem de Danny Glover é um veterano de 50 anos que está a espera da aposentadoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.